Saúde

O Recife assim como todo o Brasil possui um sistema de saúde pública para cidadãos e turistas brasileiros e estrangeiros. Por toda a cidade há Unidades de Pronto Atendimento (UPA) disponíveis. Em caso de urgência é só ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no número 192. A ligação é gratuita.

Cuidados básicos

  • O Recife possui um clima tropical e dependendo da época do ano faz sol o dia todo. Por isso, é recomendável a ingestão constante de líquidos, para evitar a desidratação.
  • Use roupas confortáveis e proteja-se do sol com chapéu (ou boné), óculos escuros e protetor solar.
  • Carregue sempre repelentes contra insetos, para usar quando houver necessidade.
  • Evite consumir alimentos em condições precárias de preparo e acondicionamento.
  • Durante passeios de bicicleta ou caminhadas, prefira levar alimentos que possam ficar sem refrigeração e que não estraguem com o calor.

Prevenção ao zika vírus, Dengue e Chikungunya
Para dificultar a ação do mosquito transmissor das três doenças, é necessário usar repelentes e roupas de manga comprida (especialmente no início da manhã e no final da tarde). Caso surjam sintomas como febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas ou manchas vermelhas pelo corpo, o Ministério da Saúde orienta procurar uma unidade de saúde e tomar bastante líquido.

O Zika é o principal causador do aumento de microcefalia em bebês e é preocupante principalmente para gestantes e mulheres que pretendem engravidar nos meses seguintes à viagem.

As gestantes devem usar somente medicamentos prescritos por profissionais de saúde, fazer um pré-natal qualificado com exames previstos nessa fase e relatar qualquer alteração durante a gestação. Além do uso de repelentes e de roupas de manga comprida, também é recomendável evitar o acúmulo de água parada.

A Prefeitura do Recife traçou um plano junto com o Governo do Estado e o Governo Federal para combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O plano envolve mutirões em diversos bairros da cidade e campanhas de conscientização.

Vacinas
Para entrar no Brasil, não é obrigatório vacinar-se contra qualquer tipo de doença e o Recife não faz parte das áreas que são recomendadas a prevenção de doenças como febre amarela e malária.

 

Pin It on Pinterest