Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM – funciona em um edifício construído em meados do século XIX para ser sede do Clube Internacional do Recife, tendo sido também utilizado, por várias décadas do século seguinte – a partir da década de 1930 até a década de 1960 –, como sede da Prefeitura do Recife. Sua transformação em espaço de arte ocorreu apenas em 1981, quando foi criada a Galeria Metropolitana de Arte do Recife, no ano seguinte renomeada para Galeria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães, em homenagem ao artista plástico, designer e gestor cultural pernambucano, falecido no ano de 1982. Em 1997 o casarão foi reformado e, por um ato do Prefeito da Cidade – lei 16.314/97 – em 24 de julho de 1997 foi transformado em Museu.

O MAMAM foi, da sua criação até junho de 2001. A partir desta data, passaram pelo museu cinco diretores: Marcus de Lontra Costa, Marco Pólo Guimarães, Moacir dos Anjos, Cristiana Tejo e, atualmente, Beth da Matta.
Tendo como objetivo se tornar um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais, o MAMAM, por meio da divulgação, registro e reflexão sobre a arte do presente e suas referências históricas, tem contribuído para a formação cultural do público e para o adensamento do meio institucional e artístico do Recife.

O museu possui 3 pavimentos – com 7 salas expositivas –, Aquário Oiticica – espaço dedicado a projetos especiais de pequeno porte –, biblioteca especializada em arte moderna e contemporânea, reserva técnica, auditório, e pátio interno. Nesses dois últimos espaços são realizadas palestras, lançamentos de livro, entre outras ações relacionadas à cultura e artes – preferencialmente produção contemporânea -, com ou sem custo para o museu.
O salão expositivo do térreo do museu foi destinado a exposições de média duração (entre 6 e 8 meses), do acervo do próprio museu. O primeiro e segundo andares são destinados a exposições temporárias que podem ser propostas pelo museu, planejadas em parceria, ou ainda para recepção de itinerâncias nacional e internacional de exposições de relevância.

Localização

Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife

+55 81 3355-6871
https://blogmamam.wordpress.com/

Pin It on Pinterest