Bairro do Recife

Local de nascimento da cidade, a ilha do Recife Antigo, como é mais conhecido o bairro, é um dos principais destinos de turistas e moradores. A Praça do Marco Zero é grande local de encontros e eventos. Nos arredores, armazéns com bares e restaurantes de frente para o mar, edificações históricas e ações como o Recife Antigo de Coração dão o tom do lugar. Vale destacar os museus Paço do Frevo e Cais do Sertão, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Sinagoga Kahal Zur Israel, Forte do Brum, Paço Alfândega, Centro de Artesanato, Parque de Esculturas e o Boulevard da Avenida Rio Branco.

ROTEIROS

Praça do Marco Zero – Denominada Praça Barão do Rio Branco, é nela que está o quilômetro zero da cidade, ao centro de uma rosa dos ventos de autoria de Cícero Dias. Esculturas como a que homenageia Naná Vasconcelos e o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, fazem parte do cenário. Na praça estão ainda os armazéns do Porto Novo reformados com bares e restaurantes, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Caixa Cultural e o belo prédio da Associação Comercial.
Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal – Antiga Rua dos Judeus, mantém um preservado conjunto arquitetônico de diferentes épocas. Nela está a Sinagoga Kahal Zur Israel, mais antiga das Américas, a Embaixada dos Bonecos Gigantes e a estátua do poeta Antônio Maria. Na Praça do Arsenal, estão o Paço do Frevo, a Embaixada de Pernambuco, o Bar Teatro Mamulengo, a Torre Mallakoff e a tradicional lanchonete “As Galerias” com seu famoso maltado. Ali perto também está o moderno Museu Cais do Sertão, dedicado à cultura sertaneja do Nordeste do Brasil.

Outros atrativos:

  • Forte do Brum (Museu Militar)
  • Memorial da Justiça
  • Cruz do Patrão
  • Rua da Moeda
  • Paço Alfândega
  • Igreja Madre de Deus

Pin It on Pinterest