Casa Forte – Apipucos – Poço da Panela

Seguindo as margens do Rio Capibaribe, antigas áreas de engenho e veraneio deram origem aos atuais bairros. Esbanjando elegância com ruas arborizadas, casarões imponentes do passado se misturam aos modernos edifícios e restaurantes. Jardins, praças, igrejas, colégios, museus e arruados integram um grande conjunto contínuo entre os bairros.
Em Casa Forte, mansões históricas abrigam lojas, restaurantes, instituições de ensino e cafés. Ao redor da Praça de Casa Forte, vale a pena uma caminhada para observar as construções e o paisagismo de Burle Marx. Bem perto da praça, está o Museu do Homem do Nordeste, com uma importante coleção dedicada á história e cultura da região. Integrado ao museu há um cinema com exibição de filmes de arte. Nas proximidades, o pequeno bairro do Poço da Panela possui ruas em pedra e charmosos casarões antigos que dão ar bucólico ao local. Há alguns ateliês e bares como a Venda de Seu Antônio e o Barchef. Seguindo para Apipucos, há um belo açude e a imperdível casa-museu da Fundação Gilberto Freyre, com acervo dedicado ao sociólogo e um belo bosque no quintal. Para esticar, basta ir ao Parque Estadual Dois Irmãos, que abriga uma reserva de Mata Atlântica e o zoológico local.

Outros atrativos:

Praça de Parnamirim, Parque Santana, Shopping Plaza, Igreja Matriz de Casa Forte, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Capibar, Fundação Joaquim Nabuco, Conjunto arquitetônico de Apipucos, Açude do Prata, Praça Faria Neves

Pin It on Pinterest