Espinheiro – Graças – Aflitos – Jaqueira

Essa área da cidade guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos, herança da ocupação de comerciantes e aristocratas da civilização do açúcar. Começando pelo bairro da Jaqueira, o parque do local é uma ótima opção para caminhada, piquenique, atividade ao ar livre, já que possui muita área verde, cafés, restaurantes e bares no entorno os quais dão vida e alegria às ruas e praças. No Parque, uma capela barroca chama atenção pelas preciosidades em seu interior. Ali próximo, o palacete do Barão Rodrigues Mendes abriga hoje a Academia Pernambucana de Letras, aberta à visitação com seu mobiliário.
Mais adiante, o turista encontra o Museu do Estado e preciosos casarões neoclássicos e ecléticos como a mansão Henry Gibson, o Palácio dos Manguinhos, o Solar da Jaqueira e a antiga estação de trem da Ponte D’Uchoa. Às margens do rio Capibaribe, o Jardim do Baobá oferece um recanto sossegado para contemplação do rio, mesas para refeições, balanços para crianças e adultos e o grande baobá que dá nome ao local. Os animais passeiam livremente no jardim entre pássaros, saguis, capivaras, tartarugas e até jacarés. Nas caminhadas é possível ainda ver os casarões da Avenida Rosa e Silva, a Praça do Entroncamento e o polo gastronômico do Espinheiro, que reúne dezenas de estabelecimentos de diversos tipos, incluindo restaurantes de chefs renomados.

Outros atrativos:

Clube Náutico Capibaribe, Praça do Entroncamento, Igreja de Nossa Senhora dos Aflitos, Igreja Episcopal Carismática, Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, Praça do Cachorro, Igreja Matriz do Espinheiro, Antiga Vila da Capunga, Igreja Matriz das Graças, Colégio Damas, Casa dos Frios

Pin It on Pinterest