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Seminário “Marco Zero do Turismo Criativo do Recife” reuniu mais de 200 pessoas de diversas áreas da economia criativa e trade turístico

Postagem publicada em 7 de agosto de 2018 às 9:50

Próxima etapa acontece em setembro com Oficinas Ideativas

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, deu início ao processo de construção do PLANO DO TURISMO CRIATIVO DO RECIFE, que nasce da necessidade de orientar o crescimento desse segmento no Recife, a estabelecer as bases para a definição de ações, prioridades e tomada de decisões da política turística municipal voltadas a produtos e projetos, infraestrutura, comunicação e promoção de vivências criativas locais. O pontapé inicial dos debates foi dado hoje, no auditório do Cais do Sertão. O evento gratuito teve como objetivo a mobilização e engajamento dos setores da economia criativa e serviços turísticos.

O evento reuniu mais de 200 pessoas dos mais diversos segmentos como: design, moda, artes visuais, música, gastronomia, literatura, poesia, teatro, dança, circo, audiovisual, festas, produção cultural, grafite, artesanato, cultura popular, tecnologia e serviços turísticos. O seminário começou com dinâmica festiva, apresentação sobre turismo criativo e formas de organização e fomento, com Priscilla Marques, gestora de qualificação turística da PCR e Karina Zapata, gerente geral de inovação turística da PCR, apresentação de case internacional por Diana Zuluaga da 5Bogota, da Colômbia, apresentação dos cases de turismo criativo da Ilha de Deus e da Bomba do Hemetério, por João Paulo da Silva, da Recria, e performance imersiva dos grupos Estesia + Batebit.

Agora, o próximo passo será dado nos dias 10, 11,12 e 13 de setembro com as Oficinas Ideativas, onde as pessoas inscritas vão discutir como deixar o Recife mais encantador e atraente, como aproximar os produtos criativos e turísticos do mercado, como fortalecer a comunicação junto ao público do Turismo Criativo, que infraestrutura sugerem para fomentar/fortalecer o Turismo Criativo no Recife, e como conectar os diversos segmentos criativos da cidade. Na sequência, será feita a sistematização das ideias, sua análise técnica e posterior redação do plano por consultores especializados.

“A Prefeitura do Recife decidiu apostar mais fortemente no Turismo Criativo, onde a motivação principal da vinda do visitante ao Recife ocorre em função de se vivenciar experiências únicas de co-criação e de integração com o atrativo visitado. Para isso, precisamos também co-criar nosso plano, com engajamento e mobilização de atores da economia criativa e serviços de turismo. A meta é entregar o plano à Cidade em Dezembro deste ano”, explica Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

Desde o início de junho, foi formado um Grupo de Trabalho formado por técnicos de turismo do poder municipal, do meio acadêmico, do Sebrae e empreendedores da área, com encontros regulares para planejamento e discussão de ações prioritárias, estratégias, conceitos e processos metodológicos, que geraram etapas de trabalho de construção conjunta com a sociedade.

“A diversidade de atratividades da cidade, enriquecidas pelas colonizações portuguesas e holandesas e carregadas de influência de povos africanos, posiciona o Recife como um destino singular e repleto de curiosidades locais. Essa mistura de tradição e modernidade, etnias e ritmos, sagrado e profano, gastronomia popular e refinada, tornam a cidade uma grande e encantadora arena criativa”, comenta Karina Zapata, gerente geral de Inovação Turística da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

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