Roteiro Para Crianças

O Recife é mesmo uma cidade para todos. Na capital de Pernambuco, há programação pra tudo o que é gosto e pra tudo o que é idade. Eventos, parques, praças, espaços públicos e privados oferecem atividades durante todo o ano para pais e filhos. Neste guia, apresentamos uma lista de lugares pra deixar o tédio longe e garantir a alegria dos pimpolhos.


PARQUES E PRAÇAS

Parque estadual Dois Irmãos – Reserva ambiental que abriga o zoológico do Recife, com mais de 600 animais de 120 espécies. É possível visitar ao bichos, conhecer sobre os hábitos e origens nas placas informativas, passear pelos bosques, fazer lanches e piqueniques ao longo do zoo. Nos meses de férias, o parque conta com visitas noturnas, trilhas guiadas na mata e acampamentos.

Endereço: Praça Faria Neves, S/N, Dois Irmãos
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Valor do Ingresso: preço único de R$ 2,00 por pessoa – gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e portadores de necessidades especiais com respectivos acompanhantes.
Contato: (81) 3184.7754 (Dias úteis e Feriados) E-mail: zoodoisirmaos@gmail.com


Parque Santos Dumont – Parque e centro esportivo que apresenta várias instalações / espaços esportivos e de lazer, como: Campos de futebol, quadra esportiva, quadra de tênis, pista de cooper e Academia Recife entre outros. Além de contar com uma das melhores pistas de Atletismo do Nordeste

Endereço: Rua Almirante Nelson Fernandes, s/n, Boa Viagem


Parque 13 de Maio – Mais antigo parque público da cidade, repleto de obras de arte de diversos estilos e épocas, é bastante frequentado por quem trabalha no centro ou quem mora nos arredores. Nos finais de semana se enche de famílias e crianças para aproveitar os brinquedos, inclusive os históricos escorregos de Abelardo da Hora, áreas verdes e eventos que acontecem por lá. No parque, acontecem festivais de teatro de boneco, shows com palhaços e outros eventos temáticos. No local é possível ver alguns animais como saguis, patos, iguanas e papagaios. Há ainda espaço para prática de esportes e jogos de tabuleiro. Ao redor do parque estão a Biblioteca Pública Estadual, a Câmara Municipal, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa e o Ginásio Pernambucano.

Endereço: o parque tem entradas pelas ruas Princesa Isabel, Rua do Hospício, Rua João Lira e Rua da Saudade.
Horário de visitação: diariamente das 05h às 22h (gratuito)


Parque Dona Lindu – Um dos maias novos parques públicos do Recife. Em frente à praia de Boa Viagem, o parque conta com projeto de Oscar Niemeyer contendo uma galeria de arte e um teatro que constantemente apresenta espetáculos infantis (consultar programação). No local há ainda uma grande esplanada onde a garotada faz manobras de patins e skate, brinquedos, quadras, jardim e um parcão, que dá também pra se divertir com os pets.

Endereço: Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Aberto 24h – gratuito


Parque Santana – Parque na zona norte que conta com áreas verdes, pista de cooper, pista de bicicleta, pista de skate, quadras esportivas, campo de futebol com arquibancada, vestiários, academias de musculação, parque para cães, brinquedos infantis e um espaço para crianças com deficiência, o Parque Ana Laura. Constantemente o parque abriga festivais gastronômicos, musicais e atividades de férias promovidas pela prefeitura da cidade.

Endereço: Rua Jorge Gomes de Sá, s/n, Santana, Recife
Horário: das 05h às 23h – Gratuito


Parque da Jaqueira – Em área nobre da cidade, o parque conta com equipamentos de esportes, pista de bicicross, brinquedos infantis, econúcleo com atividades infantis de educação ambiental. Excelente para passeios em família, piqueniques ou aproveitar as excelentes opções de comidas e cafés nos arredores.

Endereço: Avenida Rui Barbosa e Rua do Futuro, s/n, Jaqueira
Horário: 05h às 22h


Parque da Macaxeira – O Parque Urbano da Macaxeira é localizado na Avenida Norte, e possui vários atrativos de desporto como campo de futebol, quadras poliesportivas, pista de skate, cooper com 1.500 metros, ciclovia com 1.500 metros, parques infantis, banheiros públicos e Academia Recife.

Endereço: Avenida Norte, s/n, Macaxeira
Horário: 05h às 22h – Gratuito


Praça de Boa Viagem – localizada à beira-mar, a praça é um agradável passeio para a família, com barracas de artesanato, comidas típicas, uma singela igrejinha e apresentações culturais todas as quartas-feiras a partir das 19h.

Endereço: Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem


Segundo Jardim de Boa Viagem – Praça localizada à beira-mar que abriga um centro de atendimento ao turista com informações sobre biomas costeiros e tubarões, sendo possível aprender um pouco mais sobre o animal marinho. Por lá está também o divertido letreiro com a expressão “Oxe”, que dá pra fazer fotos bem divertidas. Há ainda um quiosque com sorvetes e cafés.

Endereço: Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem


Parque de Esculturas – Entre o rio e o mar um conjunto de quase 100 esculturas dão uma mostra do fantástico mundo de Francisco Brennand, com sereias, pelicanos, albatrozes, tartarugas, ovos e a monumental torre de cristal. É possível acessar o local de carro ou fazendo a travessia de barco a partir do Marco Zero.


Sítio Trindade – Local que remete ao século XVII, quando serviu de foco de resistência contra a invasão holandesa e posteriormente se transformou em sítio particular, com um elegante chalé do século XIX ao centro. Atualmente é um parque público e é palco do principal polo de São João da cidade, com arraial de quadrilhas, palco para shows, parquinho de diversões, barracas de comida e cidade cenográfica.


Praça de Casa Forte – Projeto de Burle Marx, a praça é um agradável jardim e uma verdadeira escola de paisagismo e plantas nacionais. Ao redor dela há várias opções de comida e no mês de novembro recebe a Festa da Vitória Régia, em evento com barraquinhas, apresentações culturais, parque de diversões, oficinas e atividades pra todas as idades.


MUSEUS

O Recife possui mais 40 museus e centros culturais. Alguns deles atraem especial atenção da criançada com seus acervos, exposições com uso de tecnologia e interatividade ou com formas divertidas de aprender sobre história, arte, ciências e biologia.


Museu da Cidade do Recife – Um forte do século XVII construído por holandeses que conta com muralhas, canhões, exposições e eventualmente com atividades e oficinas para crianças, inclusive visita mediada com atores. Vale a pena consultar a programação do museu.
Endereço:Praça das Cinco Pontas, s/n, São José.
Horário: terça a sábado de 09h às 17h e domingos de 09h às 16h
Telefone: 3355 9540 / https://museudacidadedorecife.org/


Forte do Brum (Museu Militar) – Forte que passou pelo período holandês e depois português, e que abriga acervo dedicado à formação do exército brasileiro, desde a ocupação flamenga até a participação na segunda guerra mundial.

Endereço: Praça da Comunidade Luso Brasileira, s/n, Bairro do Recife
Horário: terça a sexta das 09h30 às 16h30. Sábado e domingo das 14h às 17h.
Telefone: 3224 7559 / http://www.7rm.eb.mil.br/index.php/forte-do-brum


Cais do Sertão – Museu interativo dedicado à cultura do sertão do nordeste sob a ótica de Luiz Gonzaga. A palavra de ordem aqui é interatividade e conhecer o acervo é diversão garantida. Áudios, vídeos, jogos, karaokê e instrumentos musicais fazem com que se aprenda brincando. O museu oferece ainda exposições temporárias, apresentações musicais e teatrais (consulte a programação).

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, Armazém 10, Bairro do Recife.
Horário: terça a sexta das 09h às 17h; sábados e domingos das 13h às 17h – cobra taxa de visitaçãohttp://www.caisdosertao.org.br/
Contato: (81) 3182-8266contato@caisdosertao.org.br


Paço do Frevo – Aqui tem frevo o ano inteiro. O espaço é um centro de memória e preservação do ritmo mais famoso de Pernambuco, que é também patrimônio imaterial da humanidade (UNESCO). Além da exposição sobre o frevo, há oficinas, aulas de dança, vídeos, apresentações musicais e uma vez por mês o arrastão do frevo, que sai pelas ruas do bairro com uma agremiação carnavalesca dando uma amostra do carnaval de rua do Recife.

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife.
Horário: Terça a sexta das 09h às 17h; sábados e domingos das 14h às 18h
Contato: 33559524 / http://www.pacodofrevo.org.br/


Embaixada de Pernambuco – Uma espécie de museu de cera da cultura popular pernambucana. Em tamanho natural, esculturas de caboclos de lança. Rei e rainha do maracatu, passistas, bois de carnaval, entre outros. Durante a visita, dançarinos fazem performance de frevo e outras danças populares.

Endereço: Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife.
Contato: 3441 5102 / http://www.bonecosgigantesdeolinda.com.br/embaixada_de_pernambuco.php


Embaixada dos Bonecos Gigantes – Um dos maiores símbolos do carnaval de Pernambuco tem espaço garantido aqui. Na Embaixada dos bonecos gigantes é possível ficar cara a cara com os grandões que representam muitas vezes figuras famosas da música, do cinema e da cultura popular.

Endereço: Rua do Bom Jesus, 183, Bairro do Recife.
Contato: 3441 5102 / http://www.bonecosgigantesdeolinda.com.br/embaixada_de_pernambuco.php


Espaço Ciência – Ocupando uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, combina exposições montadas em ambientes fechados com centenas de experimentos interativos a céu aberto. Possui também Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições e Centro Educacional, além de um Manguezal de rara beleza e interesse científico, para contemplação, estudos e aprendizagens.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Finais de semana das 13h30 às 17h. Hora limite para a entrada de grupos: 16h00

Endereço: Parque Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, Olinda. A entrada do museu localiza-se no portal junto ao caranguejo gigante, no sentido Olinda-Recife.
Contato: http://www.espacociencia.pe.gov.br/


Fundação Gilberto Freyre: Casa museu que funciona no Solar de Santo Antônio, antiga residência de Gilberto Freyre, que permanece do jeito que estava quando o mestre de Apipucos morreu. A fundação oferece visitas de caráter pedagógico para crianças, atividades artísticas, oficinas e trilhas no bosque da propriedade para os pimpolhos. Consulte a programação.

Endereço: Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos
Contato: 3441 2883
Horário: Segunda a sexta das 09h às 17h. http://fundacaogilbertofreyre.blogspot.com/


Instituto Ricardo Brennand – Um castelo medieval em pleno Recife repleto de obras de arte, armas, armaduras, tapeçarias e jardins que nos transportam pra outra dimensão. O museu já ganhou por 3 vezes o título de melhor museu da América do Sul. Impressionante para gente de todas as idades, onde tudo é grandioso, a começar da entrada, um alameda de dois quilômetro de palmeiras imperiais ladeada por um campo repleto de gazelas, antílopes e aves.

Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea
Horário: Ter a Dom das 13h às 17h
Contato: https://www.institutoricardobrennand.org.br/


Museu de História Natural – Milhares de peças fazem parte do acervo deste museu fundado no século XIX pelo naturalista Louis Jacques Brunet. Entre as peças que chamam a atenção da criançada estão animais empalhados de diversas espécies. Uma oportunidade de aprender se divertindo. Para conhecer, é preciso agendar previamente, já que o espaço pertence ao colégio Ginásio Pernambucano.

Endereço:
Rua da Aurora, 703, Santo Amaro
Contato: 3181 4777


Museu do Trem – No prédio inglês onde funcionou a estação central de trens do Recife funciona hoje o museu do Trem. A exposição conta com peças de antigos trens, vídeos, áudios e uma plataforma com uma série de antigas composições ferroviárias e seus vagões. A entrada é gratuita e a arquitetura do prédio em si já é um convite para entrar e descobrir o incrível acervo do lugar.

Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/n, São José.
Horário de visitas: terça a sexta das 09h às 17h; sábados das 10h às 17h; domingo das 10h às 14h.
Telefone: (81) 3184.3197


Museu do Homem do Nordeste – O mais visitado museu pelas escolas do Recife oferece exposição que aponta para a pluralidade cultural que forma a região Nordeste e o estado de Pernambuco. Integrado ao museu estão uma galeria de arte e um cinema.

Endereço: Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte
Horário de visitas: terça a sexta 08h30 às 17h; sábados e domingos das 14h às 17h
Contato: 3073 6340


Museu do Estado – Palacete aristocrático com rica exposição dedicada a Pernambuco. Nos jardins há canhões, estátuas de soldados e grifos, além de um prédio moderno com espaço para exposições de longa duração e temporárias. Há programação para crianças e adultos, inclusive música ao vivo (consultar programação).

Endereço:
Avenida Rui Barbosa, 960, Graças
Horário de visitas: Terça a sexta-feira: 10h às 17h; Sábados e domingos: 14h às 17h
Contato: http://www.museudoestadope.com.br/


Museu de Ciências Nucleares: O Museu é espaço educativo-cultural destinado à difusão e socialização do conhecimento das aplicações da Energia Nuclear na medicina, indústria, agricultura e geração de eletricidade. Possui visitas mediadas e recebe muitas crianças em projetos pedagógicos.

Endereço: Avenida Professor Luiz Freire, 1000, Várzea
Horário: segunda a sexta das 08h às 17h
Contato: 2126 8708/ http://museunuclear.com/


PARQUES DE DIVERSÃO

Mirabilândia – Um dos melhores parques de diversão do país, possui brinquedos diversos, incluindo radicais que garantem emoções Pra crianças e adultos. Além da mansão e trem fantasma, promove as assustadoras noites de terror, com atores espalhados pelo parque.
Horário: sexta a domingo e feriados das 14h às 20h

Endereço: Avenida Professor Andrade Bezerra,1285, Salgadinho.
Informações e contato: https://mirabilandia.com.br/


Gamestation: parque de diversões indoor com diversas opções de jogos, brinquedos e atividades de lazer nos principais shoppings da cidade. A gamestation está presente nos principais shoppings da cidade, como o Shopping Recife, Tacaruna e Rio Mar.

Informações: https://www.gamestation.com.br/index.php


Veneza Water Park – Localizado a poucos minutos do Recife, na praia de Maria Farinha, o parque aquático é sinônimo de diversão e alegria numa área de 90.000m², onde estão distribuídas mais de trinta atrações como Toboáguas, Piscina com Ondas artificiais, Rio lento, playgrounds infantis, tirolesa e muito mais. Fecha por alguns meses do ano para manutenção e reabre sem setembro, funcionando durante toda a primavera e verão.

Endereço: Avenida Cláudio Gueiros Leite, 10.050, Maria Farinha, Paulista.
Informações e contato: Fone: (81) 3436-6363WhatsApp: (81) 9 9748-6022
E-mail: falecom@venezawaterpark.com.br site: https://venezawaterpark.com.br/


Pequenos Moleques: Espaço de entretenimento infantil indoor com muita brincadeira e recreadores.

Endereço: Shopping Recife 5ª Etapa
Telefone: (81) 3048-1400 / (81) 3048-1500
Site: http://www.pequenosmoleques.com.br/index.php


PASSEIOS

Recife Antigo de Coração – Aos domingos o Bairro do Recife é tem o acesso para carros bloqueado, com diversas atividades oferecidas nas ruas entre atrações culturais, esportivas e de lazer tendo uma edição especial no último domingo de cada mês, além da tradicional feirinha da Rua do Bom Jesus.


Palácio do Governo – Visitas guiadas ao Palácio com mediadores aos domingos possibilitam desbravar os ambientes do local cujo nome desperta a curiosidade dos pequenos: Palácio do Campo das Princesas. Não é raro ver crianças fantasiadas acompanhadas dos pais durante as visitas de domingo.

Endereço: Praça da República, s/n, Santo Antônio
Visitas: qui e sex das 09h às 11h e das 14h às 16h; domingos das 10h às 12h
Contato: 3182 6694


Jardim do Baobá: jardim às margens do Capibaribe com um imenso baobá, píer flutuante no rio, mesas para piqueniques, balanços para crianças e adultos e gramado. De lá saem passeios em pequenas embarcações apelidadas de “baobarco”. O acesso é pela Avenida Rui Barbosa, nas imediações da Estação Ponte D”Uchoa.


Curiocidades: roteiro mensal oferecido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer com participação de atores que interagem com os participantes. Os roteiros são temáticos e abordam aspectos da história, da cultura e das grandezas pernambucanas. Diversão garantida. Os roteiros são gratuitos e as inscrições são feitas pelo site do projeto.

Informações e programação: www.oharecife.com.br
Shopping Rio Mar/ Recife/ Tacaruna/Plaza/ Boa Vista


Olha Recife – Projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer que oferece passeios gratuitos pela cidade em diversos modais. São Mais de 300 roteiros temáticos que exploram a cidade das mais diversas formas. A programação e as inscrições podem ser feitas no site do projeto.

Informações: www.olharecife.com.br


Passeio de catamarã: Um dos mais icônicos passeios pra conhecer o Recife, percorre trechos do centro da cidade e em uma opção de domingo vai até o bairro de Casa Forte. O roteiro é conduzido por guia que vai narrando a história e apontando os monumentos nas margens do rio, intercalado por música pernambucana. Os passeios acontecem diariamente com saídas às 11h, 14h, 17h e 20h. Além dos roteiros regulares a empresa oferece ainda o Piratas doCapibaribe aos domingos com uma aventura de piratas e corsários que empolga pais e filhos. As gargalhadas são garantidas. Já no sábado à noite, a embarcação recebe seres do além numa assustadora viagem com entidades sobrenaturais. O passeio Catamaran Assombrado conta lendas do Recife de arrepiar, inspiradas em personagens que povoam o imaginário local.

Endereço: Cais das Cinco Pontas, s/n, São José
Contato: 3424 2845 / https://www.catamarantours.com.br/index.php


Jardim Botânico: Considerado o melhor das regiões Norte-Nordeste e o 5º melhor do Brasil, o Jardim Botânico do Recife é um agradável passeio para a família com descobertas e aprendizado em suas trilhas, jardim sensorial e atividades oferecidas. Possui mediação com arte educadores e oficinas infantis.

Endereço: BR 232, S/N, Curado
Telefone: 3555 0321 / http://jardimbotanico.recife.pe.gov.br/pt-br
Horário: terça a domingo de 09h às 15h30


Orla de Boa Viagem: Piscinas naturais com águas calmas e quentinhas, comidas vendidas na areia, ciclovia, skate park e parquinhos infantis fazem da praia um dos lugares mais divertidos e democráticos da cidade.


Exposição de animais do Cordeiro: No mês de novembro o Parque do Cordeiro recebe a exposição de animais do Recife, evento que movimenta a economia agropecuária e que também atrai muitos curiosos pra conferir de perto animais de raça e desfiles de bovinos, equinos, caprinos, aves exóticas, peixes e outras espécies de criação. Vale a pena se programar pra levar a criançada.

Endereço: Avenida Caxangá, 2200, Cordeiro.
Telefone: 3223 4620 – Consultar calendário de eventos.


Fenneart: maior feira de artesanato da América Latina, realizada sempre na primeira quinzena de julho no Centro de Convenções, é programa obrigatório no mês de férias. Além dos produtos expostos para a venda há praça de alimentação, cortejos com agremiações e apresentações artísticas.

Local: Centro de Convenções de Pernambuco – consultar programação


Monte Guararapes – Parque Histórico Nacional Monte Guararapes, local da batalha derradeira que expulsaria os holandeses e marcaria a reconquista de Pernambuco. Por lá há esculturas do heróis da Restauração, maquete do lugar com a posição dos exércitos e batalhões explicando como foi a batalha, exibição de vídeo sobre o episódio, mirante e a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.

Local: Monte Guararapes – Acesso pela Estrada da Batalha – Jaboatão (após o aeroporto, no sentido do litoral sul)


SHOPPING

Paço Alfândega – Um shopping construído em um antigo prédio que já foi convento e alfândega, com a arquitetura original preservada, cheia de lojas de arte, cultura e tecnologia. Por lá sempre rolam eventos de cultura pop, games, pista de patinação e outras atividades que englobam todas as idades. O espaço permite cachorros e há eventos também para levar os pets. Nos sábados à noite há lunetas e telescópios gratuitos para observação dos astros com monitores do Espaço Ciência, em noite de céu limpo. No carnaval o shopping funciona como um polo infantil.


Shopping Boa Vista – no centro do Recife, conta com lojas infantis, praça de alimentação, cinemas e área de diversão infanto-juvenil.
Endereço: Rua do Giriquiti, n° 48- Boa Vista
Informações e contato: http://www.shoppingboavista.com.br/


Shopping Tacaruna – Localizado no centro expandido, bairro de Santo Amaro, oferece duas praças de alimentação, cinemas, parque indoor e programação diversa nas duas praças de eventos, além do roof top que tem programação regular para crianças.

Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153 – Santo Amaro
Informações e contato: http://www.shoppingtacaruna.com.br/


Shopping Recife: mais antigo shopping do estado, oferece 450 lojas e 14 salas de cinema, além de restaurantes, praças de alimentação, livrarias, parques de diversão e eventos diversos para adultos e crianças. Conta ainda com um parque de esculturas em sua área externa.

Endereço: R. Pe. Carapuceiro, 777, Boa Viagem
Informações e contato: http://www.shoppingrecife.com.br/o-shopping


Shopping Plaza Casa Forte: Localizado em um dos mais tradicionais bairros da cidade, conta com boas opções de lojas, cinemas, alimentação e diversão. Nos meses de férias, é sucesso com as crianças com a Fazendinha do Plaza e no fim de ano atrai pessoas de bairros diversos para conferir a decoração de natal.

Endereço: Rua Dr. João Santos Filho, 255 Parnamirim.
Informações e contato: https://www.plazacasaforte.com.br/o-shopping


Shopping Rio Mar: Mais de 300 lojas, livrarias que seguem o conceito de Megastore, inclusive uma livraria Cultura linda, restaurantes, grifes internacionais, cinemas, parque de diversões, boliche e um teatro com 700 lugares compõem o mal que é um dos maiores da cidade.

Endereço: Avenida República do Líbano, 251, Pina
Contato e informações: https://vivariomarrecife.com.br/o-shopping


ESPORTES, EMOÇÕES E AVENTURA

Jóquei Club: O Jockey Club de Pernambuco é uma entidade centenária, que resistiu ao tempo e que procura modernizar-se a cada dia, a fim de se manter viva e presente no seio da sociedade pernambucana. O Hipódromo da Madalena em seus 32 hectares dentro da cidade do Recife, proporciona um ambiente bucólico, rural e de ritmo diferenciado da grande metrópole que o cerca. As entradas custam entre 25 e 30 reais, sendo que 20 reais são revertidos em vale-apostas. Cumpre ressaltar que mulheres e crianças acompanhadas até 12 anos não pagam.

Endereço: Rua Carlos Gomes, 640, Prado.
Contato: 3446 9624 / www.jcpe.com.br


Scape out: Os Jogos de Fuga ou Escape Games, como também são conhecidos, tratam-se de salas temáticas onde os jogadores são desafiados a escapar em uma hora utilizando lógica, inteligência, intuição e trabalho em equipe para encontrar pistas e desvendar enigmas. O Escape Out traz para Recife uma experiência completamente imersiva, prazerosa e desafiadora, capaz de envolver tanto os adolescentes quanto os adultos. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto.
Endereço: Rua Dom José Lopes, 700, Boa Viagem, Recife / PE
Informações e contato: https://www.escapeout.com.br/3877 5214


Passeio em Olinda de jeep – O sítio histórico de Olinda fica ao lado do centro do Recife e oferece vistas deslumbrantes e agradáveis surpresas pelas ladeiras, que vão de igrejas douradas a tapiocas deliciosas ou viver a experiência de carregar um boneco gigante, Por lá uma opção pra conhecer a cidade sem se cansar pelas ladeiras é o passeio de veículos do tipo Rural, que faz city tour passando por diversos pontos da velha cidade. É possível descer em cada local para conhecer os arredores. Não deixe de conhecer o Alto da Sé e o Mercado Eufrásio Barbosa, que abriga o Museu do Mamulengo. O ingresso vale por todo o dia.

Olinda Aventura- Praça Maxambomba, Carmo/Olinda
Todos os dias, das 8h às 17h / (081) 98705-5550


Skate park Marcelo Lyra – O Skate Park Marcelo Lyra oferece um misto de obstáculos que variam de curvas até os elementos que remetem às ruas, como corrimãos, escadas e bancos, gerando um circuito contemporâneo, com diversos níveis de dificuldade, para atender tanto aos praticantes iniciantes, quanto aos mais experientes. Situado entre o calçadão e a praia, na altura do número 802 da Avenida Boa Viagem, perto do Primeiro Jardim, o Skate Park da orla tem 1.050 metros quadrados de área e foi projetado pela empresa carioca Rio Ramp, principal referência nacional na concepção e construção de pistas, responsável, entre outros empreendimentos, pelo Skate Park de Madureira (RJ), a mais moderna da América Latina.


Proscenium Santa Isabel – Mistura de espetáculo, visita e jogo, Proscenium! convida o público a embarcar numa experiência emissiva sensorial pela história e dependências de uma das mais belas casas de espetáculos do país. O espetáculo é apresentado, todas as terças, às 15h, no Teatro de Santa Isabel. Ele integra a programação do projeto Teatrando!,criado pela Prefeitura do Recife. A visita é indicada para maiores de 10 anos. Para participar da visita Proscenium! é preciso realizar inscrição com antecedência pelo telefone (81) 3355-3323.
Teatro de Santa Isabel: Praça da República, s/n, Santo Antônio


Porto de Galinhas – praia mais famosa de Pernambuco, as piscinas naturais fazem a festa da criançada com os peixinhos que nadam por lá em meio aos banhistas. Há inúmeras opções de hospedagem , alimentação e diversão por lá, inclusive fazer o passeio por Maracaípe e ver cavalos marinhos. O balneário está a apenas 60 km do Recife e é possível também ir e voltar no mesmo dia.


The Match Strike Pub – Boliche e pub que atrai todo tipo de público, inclusive famílias. Diversão para pais e filhos com programação de música ao vivo. Possui unidades em Boa viagem e Casa Forte.

Endereço: Avenida Domingos Ferreira, 1950, Boa Viagem
Telefone: 3132 6556


PARA APRENDER BRINCANDO

Escola pernambucana de circo – Instituição consolidada no Recife e em Pernambuco que atua de forma sistemática em diversos nichos das artes circenses, indo do atendimento pedagógico a crianças, adolescentes e jovens – e voltada, dentro deste circuito, para a formação de jovens artistas e educadores/as em diferentes modalidades do circo – à construção de espetáculos circenses de reconhecida qualidade. Oferecem aulas, oficinas, palestras e vivências.

Endereço: Avenida José Américo de Almeida, n° 05, Macaxeira – Recife – PE.
Fones: 81 3266-0050 / 3034-3127
Horário de Expediente 09h às 12 e 14h às 18h. seg a sex.


Escola de frevo Maestro Fernando Borges – Oferece durante o ano todo aulas de frevo gratuitas para crianças, jovens e adultos.

Endereço: Rua Castro Alves, 434, Encruzilhada. F: 3355 3102


Econúcleo – comunidades no Parque da Jaqueira e segundo Jardim, compondo o Cat Ambiental. Os espaços contam com atividades infantis, apresentações teatrais e musicais focadas em educação ambiental.
Parque da Jaqueira e Segundo Jardim de Boa Viagem.


Casa das Asas – Lugar de convivência lúdica para crianças de até 12 anos. Conta com sala do brincar, oficinas de artes,pintura, tapeçaria e escultura, dança com bebês, teatro, canto coral, musicalização e yoga para gestantes e crianças. Além disso, o espaço também tem programação voltada para cursos e palestras com temas ligados ao universo infantil.

Endereço: Rua Dom Sebastião Leme, 81, Graças
Telefone: 3072 7763 / https://www.instagram.com/casadasasas/?hl=pt


Novo Quintal (Pina) – Espaço para recreação infantil com brincadeiras, interação com a natureza, música e arte. O espaço conta ainda com uma unidade do café Borsoi que oferece cardápio Kids e os pais também podem participar de diversas atividades.

Endereço: Rua Joaquim Carneiro da Silva, 156, Pina.
Horário: terça a domingo das 09h às 18h
Telefone: 3031 6212


Livraria Vila7 diversão inteligente – A Vila 7 é uma rede de livraria e brinquedos inteligentes, com lojas em Boa Viagem e Graças que oferece brincadeiras infantis e não possui nenhum produto que remeta a violência ou jogos eletrônicos. A ideia é estimular a produção de conteúdo lúdico dos pais e dos filhos ao mesmo tempo que eles descubram, juntos, um mundo fascinante: o quanto podem aprender um com o outro em um momento valioso e de grande alegria.

Endereço: Shopping Center Recife, Boa Viagem | Av. Rui Barbosa, 1105 (Casarão) –Graças
Telefone: 33263818
Site: www.familiavila7.com.br


TEATRO, CINEMA E ARTE

Teatro Lobatinho –Localizado no Vasco da Gama, o grupo Lobatinho é especializado em bonecos, marionetes, fantoches e brinquedos artesanais. Além dos espetáculos oferecidos no local, o grupo também se apresenta em eventos externos e oferece oficinas e cursos.

Endereço: Rua Canapi, 134, Vasco da Gama
Telefone: 3268 4567 / teatrolobatinho.31@gmail.com


Boi Voador – Espetáculo de teatro ao ar livre em comemoração ao aniversário do Recife que conta o episódio do boi voador, ocorrido no período holandês com cenário e dezenas de atores em figurino de época.

Praça do Marco Zero. Consultar calendário de eventos da cidade.


SESC – As unidades do Sesc oferecem programação para crianças jovens e adultos nas áreas de arte, música, teatro, esportes e lazer. É possível desfrutar dos locais com piscina ou participar das atividades oferecidas, sendo comerciário ou não. Basta consultar a programação. Os teatro Marco Camarotti (sesc Santo Amaro) e Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela) oferecem intensa programação.

Sesc Santo Amaro, Casa Amarela, Piedade e Santa Rita.
Informações e programação: https://www.sescpe.org.br/


Cine Materna: sessões especiais de cinema para pais e mães com bebês de até 18 meses, seguidas de bate-papo. No Recife as sessões são oferecidas no Shopping Rio Mar.
Informações: https://cinematerna.org.br/
https://www.cinemark.com.br/recife


Teatro da Boa Vista: Casa de espetáculos que funciona nas dependências do Colégio Salesiano. O teatro tem sempre peças infantis. Consultar a programação.

Endereço: Rua Dom Bosco, 551, Boa Vista
Telefone: 2129 5961


Teatro Valdemar de Oliveira: tradicional teatro da cena pernambucana, oferece sempre programação infantil.

Endereço: Praça Osvaldo Cruz, 412, Boa Vista.
Telefone: 3222 1284


PARA COMER

Tio Pepe – Um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, fez parte da infância de muita gente por aqui. O ambiente é agradável, colorido e divertido. Os pratos são familiares ao paladar nordestino e famosos pelo sabor e qualidade. Bom para momentos em família.

Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 170, Boa Viagem.
Contato e informações: http://www.tiopepe.com.br/


Pizzaria Atlântico – pizzaria tradicional que possui uma das mais famosas massas da região metropolitana, além de carnes e sobremesas. Possui unidades em diversos bairros e shoppings.
Informações: https://www.pizzariaatlantico.com.br/


Papa-Capim: Com unidades em Boa Viagem e Graças, o restaurante conta com bom espaço infantil e deliciosas pizzas no buffet ou cardápio.
Informações: http://www.papacapim.com.br/home/index.php


Parraxaxá: Restaurante reconhecido pela excelência e variedade de comida regional, do litoral ao sertão. As sobremesas são também saborosas e diversas e o restaurante possui área para crianças, além do ambiente ser divertido, colorido e ter o garçons vestidos com roupas típicas. Há unidades no bairro de Casa Forte e Boa Viagem.
Informações: https://www.parraxaxa.com.br/html/index.php


Gamez Burger – Lanchonete onde é possível comer deliciosos hambúrgueres num ambiente dedicado ao mundo dos vídeo games. Além de comer é possível se divertir com os aparelhos e jogos disponíveis em diversas plataformas tornando o ambiente incrível.

Endereço: Rua Padre Bernardino Pessoa,317, Boa Viagem.
Horário: Domingo a Quinta de 11h30 às 23h; Sexta e sábado 11h30 às 00h
Contato: 3132 6334


Tapêtapeocaria e sushi gourmet – aqui para as crianças a pedida são os incríveis milk sheiks e sorvetes. Além de gigantes, são montados de formas divertidas que enchem os olhos de qualquer um.

Endereço: Avenida Fernando Simões Barbosa, 498, Boa Viagem.
Horário: segunda a sábado de 07h às 22h; domingos de 11h às 22h.


Pizzaria Capitão Gancho – rodízio de pizza com mais de 80 sabores em ambiente temático que imita um navio pirata.

Endereço: Avenida Fernando Simões Barbosa, 20, Boa Viagem
Diariamente das 18h às 00h fone: 3325 5437


Frisabor: rede de sorveterias recifense reconhecida pela tradição e qualidade de seus sorvetes. Possui 25 lojas e mais de 600 pontos de venda de seus produtos, vale a pena experimentar.
Informações: http://www.frisabor.com.br/
Caldinho do Neném – Famoso pelas iguarias de praia e frutos do mar, o bar conta com espaçosa área para crianças. Destaque para a coxinha de caranguejo.

Endereço: R. Nogueira de Souza, 363 – Pina
Telefone: (81) 3466-6455


Bargaço – Referência em frutos do mar, conta com espaço para crianças.
Endereço: Avenida Antônio de Goes, 62, Pina
Telefone: 3465 1845


Entre Amigos o bode – Um dos melhores restaurantes de comida regional da cidade, possui duas unidades em Boa Viagem e Espinheiro.

Endereço:
Rua da Hora, 695 e Rua Marquês de Valença, 50.
Telefone: 3222 6705


COMPRAS

Quarto Crescente: Loja de móveis, acessórios e enxoval para bebê. Possui lojas em Casa Forte, Aflitos e Boa Viagem.

Informações: http://www.quartocrescente.com/


Atacado dos presentes: Loja onde se encontra de tudo. De decoração a material escolar e brinquedos. Possui lojas na Avenida Conde da Boa Vista, Rua das Calçadas, Mascarenhas de Moraes, Torre e Curado.

Informações: https://www.atacadodospresentes.com.br/


A Futurista: Na Futurista BabyKids você encontra moda de 0 a 12 anos, brinquedos, móveis, artigos infantis, e um mundo de produtos para gestantes e bebês.
Informações e lojas: https://www.futuristababykids.com.br/


Xixi Baby: tradicional loja de roupas infantis da cidade.

Endereço: Avenida Domingos Ferreira, 4023, lj 02, Boa Viagem.
Telefone: 81) 3467-5312


Bairro de São José – Bairro central que concentra lojas de comércio varejista e atacadista, especialmente de vestuário, brinquedos, enxovais e utensílios domésticos. Vale a pena percorrer as ruas e conferir os preços conhecidos por serem baixos na região.


Top Toy – Loja de brinquedos que promove também eventos para a garotada.

Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, 1441, Boa Viagem.
Telefone: 3325 4090

Pin It on Pinterest