A história da Dalena tortas finas já possui duas décadas. Começou com uma receita única de torta alemã pela empresária potiguar Madalena Souza, que de início comercializava o doce informalmente. Em 1998, resolveu dar volume às encomendas e montou sua primeira loja, no bairro do Espinheiro. A partir daí, a marca não parou de crescer. Montou uma loja em Boa Viagem e depois entrou nos shoppings.
Hoje o cardápio soma quase 50 tipos de tortas, destacando aquelas que ainda são o carro-chefe da casa como a pioneira alemã, mas que hoje possui mais duas versões de morango e uma de nozes e também a de chocolate com menta e a tradicional de brigadeiro.
Essa capacidade de se auto-inventar, rendeu à Dalena, prêmios desde 2005 pelo júri especializado do segmento de melhor doce especializado, sendo cinco deles seguidos.
O cliente encontra unidades nos Shoppings Recife e RioMar, com salgados, doces e cafés. Já na unidade Petit, em Boa Viagem e na unidade da Zona Norte, na avenida Rosa e Silva, também é possível encontrar vários tipos de bolos, daqueles que enchem os olhos como o de nozes, o de pêra, de banana e de cenoura. Exclusivamente na loja da Rosa e Silva, o cliente ainda encontra saladas e refeições.