Noticias

Recife repleto de atrações culturais, educacionais e de lazer no fim de semana

En 24 de mayo de 2019 às 11:00

Visitantes, turistas e moradores da capital terão, neste fim de semana, um rico leque de opções culturais, educacionais e de lazer. Organize a agenda

Realizado pela Prefeitura do Recife, a 5ª Semana do Bebê se integra à programação do Recife Antigo de Coração e do Olha! Recife, que organiza passeios por basílicas e pelo bairro de Brasília Teimosa. O MAMAM expande seu campo de atuação e abre espaço para o teatro, com a exibição da peça “Apenas o Fim do Mundo”, do Grupo Magiluth. O Museu Murillo La Greca se despede do projeto Risco! Atelier Aberto, com sessão de modelo viva, palestra e distribuição gratuita de publicação. Econúcleo Jaqueira, Jardim Botânico e CAT Ambiental prepararam divertidas atividades educativas e de conscientização ecológica.

CULTURA

Paço do Frevo recebe trompetista Getúlio Araújo
O Paço do Frevo promove mais uma edição da Hora do Frevo, programação que conta com um repertório de releituras instrumentais de frevos clássicos e contemporâneos. A atração desta sexta (24) é o trompetista Getúlio Araújo, que se apresenta ao meio dia, no Malakoff Café. Atualmente integra a Transversal Frevo Orquestra, do maestro César Michilles, e a Banda Sinfônica do Centro Educacional Musical de Olinda. O show é aberto ao público e gratuito. O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife. Telefone: (81) 3355-9500. Site: www.pacodofrevo.org.br

MAMAM recebe novo espetáculo do Grupo Magiluth
O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães inaugura nova estratégia de atração de público no mês de maio. Pela primeira vez, o equipamento, mantido pela Prefeitura do Recife, será palco de um espetáculo teatral. O Grupo Magiluth apresenta “Apenas o Fim do Mundo”.

A peça do autor francês Jean-Luc Lagarce, com direção de Giovana Soar e Luiz Fernando Marques, será encenada nos dois andares superiores do museu, convidando o público a se deslocar enredo adentro para experimentar desconfortos e agonias dos personagens. O elenco que conduz o público pelas cenas, emoções, ditos e não ditos é formado por: Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Mário Sergio Cabral e Pedro Wagner.

“Apenas o Fim do Mundo” fica em cartaz até 26 de maio e de 29 de maio a 2 de junho, sempre às 20h. A cada sessão, o MAMAM comportará 50 pessoas.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

À venda no Sympla (https://www.sympla.com.br/magiluth)

Exposição “O tempo é implacável” continua em cartaz no MAMAM
“O tempo é implacável”, da mineira Juliana Gontijo, é a terceira exposição consecutiva assinada por uma mulher. Com curadoria de Wagner Nardy, a mostra tem nos rios pernambucanos a sua nascente. Em sua estreia na cidade, a artista relata suas impressões e reflexões sobre o sujeito que se percebe em trânsito pelo território, motivadas pelo poema O Rio, de João Cabral de Melo Neto. “O tempo é implacável” fica em cartaz no MAMAM, até o dia 16 de junho, com visitação gratuita. O público pode conferir o trabalho de Juliana de terça a sexta, das 12h às 18h, e nos sábados e domingos, das 13h às 17h.

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. A entrada é gratuita, mais informações: (81) 3355-6871 e e-maileducmamam@gmail.com . Site: https://blogmamam.wordpress.com/

Exposição “Cinco Pontas” no Museu da Cidade
No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição “Cinco Pontas” estará aberta à visitação gratuita no sábado e domingo, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org.

Último dia do projeto Risco! Atelier Aberto no Museu Murillo La Greca
O Museu Murillo La Greca encerra, neste sábado (25), o projeto Risco! Atelier Aberto e a exposição Risco! Atelier Aberto: Para Eduardo Souza (in memoriam). As atividades se iniciam às 16h e marcam o encerramento de um ciclo iniciado, em 2018, com oito oficinas. A programação inclui sessão aberta de modelo vivo, com a participação da atriz Renata Caldas, que realizará duas performances: “Meu Abismo” e “É permitido chorar”. Durante o evento será lançada a publicação oficial do projeto, com distribuição gratuita de 100 exemplares. Todas as ações do evento serão abertas, gratuitas e com classificação livre.

Programação
16h – Sessão de modelo vivo aberta, com Renata Caldas realizando as performances “Meu Abismo” e “É permitido chorar”.

18h – Debate com equipe do projeto Risco! Atelier Aberto. Acessibilidade – debate com tradução em libras.

19h – Lançamento da publicação do projeto e distribuição gratuita de 100 exemplares.

Serviço
Encerramento da exposição Risco! Atelier Aberto: Para Eduardo Souza + lançamento de publicação

Onde? Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim)

Quando? Sábado, das 15h às 19h

Entrada gratuita e classificação etária livre

Festival Recife Carinhoso celebra o choro
Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Recife Carinhoso apresenta, neste sábado (25), a partir das 17h, shows do Sexteto Suburbano, Gingadinho Trio e Betto do Bandolim. O festival é uma realização do coletivo Isto é Choro!, está em sua terceira edição e acontece no Museu do Estado de Pernambuco, que fica na Av. Rui Barbosa, 960, Graças. A entrada é gratuita.


TURISMO E LAZER

Recife Antigo de Coração encerra a 5ª Semana do Bebê
Com uma programação gratuita e para todas as idades, o evento marca o encerramento da 5ª Semana do Bebê da Prefeitura do Recife, neste domingo (26). Das 8h às 20h, diversas atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer tomam conta das ruas do Bairro do Recife.

Na Avenida Alfredo Lisboa, serão apresentados os benefícios do convívio com animais na Primeira Infância. As Intervenções Assistidas com Animais serão apresentadas pelos grupos Equomar e o Centro de Equoterapia da Polícia Militar de Pernambuco, com participação da fonoaudióloga e doutora em Linguística Ana Paula Samico.

O Bairro do Recife vai abrigar ainda a exposição fotográfica Outros Olhares, parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a ONG Deficiente Eficiente. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que conta com 36,5km, passando por quase 30 bairros da cidade e convergindo no Marco Zero. Neste domingo, acontece também a Feirinha do Bom Jesus e do Prodarte.

O Recife Antigo de Coração é uma realização da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, o projeto acontece nas ruas do Bairro do Recife.

Programação

Polo Especial Semana do Bebê (Avenida Alfredo Lisboa)

9h às 18h – Brinquedos infláveis

9h às 10h – Palestra: A Importância dos Cuidados na Primeira Infância; e Atividades práticas com animais (cães e cavalos)

14h às 18h – Recreação e contação de histórias

14h30 às 17h – Palestra: A Importância dos Cuidados na Primeira Infância; e Atividades práticas com animais (cães e cavalos)

Polo Turístico, de Lazer e da Sustentabilidade

7h às 16h – Ciclofaixa de Turismo e Lazer;

14h às 20h – Feirinha do Bom Jesus e Prodarte;

10h às 18h – Exposição fotográfica Outros olhares;

Polo Cultural (Palco Marco Zero)

10h às 12h – Show Adriana B

15h às 16h – Carol Levy

16h15 às 17h15h – Tio Bruninho

17h30 às 19h – Orquestra Cidadã

Polo Rua da Moeda (Rua da Moeda)

15h às 20h – Dançando na Rua

Polo Esportivo, Inclusivo e da Pessoa Idosa (Avenida Marquês de Olinda)

9h às 12h – Aulão de dança para a Pessoa Idosa

9h às 18h – Basquete, vôlei, futebol, parkour, crossfit, fit dance

Basílicas e curiosidades de Brasília Teimosa nos roteiros do Olha! Recife

Olha! Recife apresenta Circuito das Basílicas
Neste sábado (25), acontece o Circuito das Basílicas, com saída da Praça do Arsenal, às 9h. Este tour, que será de ônibus, vai levar os inscritos para alguns dos templos religiosos da Região Metropolitana do Recife (RMR). A primeira parada será na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista. O passeio segue rumo à Basílica de São Bento, em Olinda, e, por fim, faz uma visita à Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, conhecida por ter sido construída em cima de uma gruta, no bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes.

Passeio por Brasília Teimosa
Situado na Zona Sul do Recife, entre os bairros do Pina, Boa Viagem e área do Porto do Recife, o bairro de Brasília Teimosa surgiu da ocupação de uma área denominada Areal Novo. Neste domingo (26), os participantes do Olha! Recife vão desbravar este bairro a pé. A saída para o passeio será às 9h, da Avenida Antônio de Góes, em frente ao empresarial JCPM, no Pina.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (24). Em celebração à Semana do Bebê, é sugerido que os inscritos levem algum item de doação para crianças pequenas, como fraldas descartáveis, sabonete líquido, lenços umedecidos e pomadas para assaduras.

Serviço

Olha! Recife de Ônibus (sábado)
Tema: Circuito das Basílicas
Dia: 25/05
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Olha Recife a pé (domingo)
Tema: Brasília Teimosa
Dia: 26/05
Hora: 9h30
Saída: Em ao empresarial JCPM, na Avenida Antônio de Góes, no Pina.

MEIO AMBIENTE

Econúcleo Jaqueira promove trilha ambiental e meditação
O Econúcleo do Parque da Jaqueira promove, neste sábado (25), trilha ambiental com a intenção de promover o contato do público com o espaço. Logo depois, os visitantes serão convidados a participar de uma oficina de mini hortas. À tarde, a garotada vai curtir a atividade “Resíduo nos eixos”, que vai ensinar a produzir brinquedos a partir de resíduos sólidos. No domingo (26), o grupo Sahaja Yoga oferece prática de meditação, às 9h, e apreciar um tempo de tranquilidade e interação com o meio ambiente.

Econúcleo Jaqueira, sábado (25)
9h – Trilha Ambiental + Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”

10h – Oficina de criação “borboletando entre as árvores do Parque”

11h – Contação de histórias “A descoberta”

14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

14h – Caminhando e Descobrindo: folhas, texturas e solos

16h – Resíduo nos eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos

Econúcleo Jaqueira, domingo (26)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Jogo da Alegria Ambiental (pelo Parque)

11h – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafas PET (na Sala de ECOinteratividade)

14h – Contação de histórias “As aventuras de Anansi”

15h – Trilha Selvagem

16h – Jogo da Memória Ambiental

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Jardim Botânico celebra Dia Mundial das Abelhas

No sábado (25), o Jardim Botânico recebe a Turma Mangue e Tal, que apresenta uma trilha musical em comemoração ao Dia da Mata Atlântica. O grupo estará animando o espaço com muito som e diversão proporcionando, de forma lúdica, conhecimento sobre esse bioma. Aproveitando o Dia Mundial das Abelhas e o Dia do Apicultor, ambos celebrados no mês de maio, acontece a palestra “Apicultura: do mel à polinização”, ministrada pelos representantes da Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (APIME) Adgerlan Codácio e Alexandre Moura. Ao fim da prática os participantes conhecerão o Meliponário do Jardim, um criatório de abelhas sem ferrão.

Jardim Botânico, sábado (25)

9h – Jogo da Memória Ambiental

10h – Histórias Cantaroladas

11h – Trilha Musical: comemoração ao dia da Mata Atlântica com a Turma Mangue e Tal

13h30 – O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Pé de Pano”

14h10 – Trilha Selvagem

15h – Cine ambiental: mostra de vídeo no econúcleo

Jardim Botânico, domingo (26)

9h – Vivências ambientais: faço parte deste lugar

10h – Caça Palavras Ambiental

10h – Palestra “Apicultura: do mel à polinização”

11h – Oficina de mudas (bombinhas de sementes)

13h30 – Contação de histórias “Vozes de um Rio”

14h10 – Gincana das argolas ambientais

15h – Contação de histórias: As aventuras de Pé de Pano

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 – Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

CAT Ambiental oferece oficinas educativas
Para os que preferem um fim de semana na praia, a opção perfeita é fazer uma visita ao CAT Ambiental. O ponto de atendimento ao turista estará oferecendo pela manhã a oficina de prosa, poesia e papelão. A prática vai estimular a criatividade do público aliando literatura e pintura com a importância do reaproveitamento e reciclagem do papelão.

Domingo (26) no CAT Ambiental

9h às 12h – Oficina de prosa, poesia e papelão

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

Segundo Jardim – Boa Viagem

Terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita

Pin It on Pinterest