Turismo Criativo

O Turismo Criativo surge em meados de 2007, na Europa, como uma alternativa ao turismo convencional. Trata-se de um turismo relacional e inclusivo que busca conectar pessoas e lugares por meio de experiências de co-criação. Ou seja, nessa modalidade o resultado da interação entre o turista e o lugar visitado é, na maioria das vezes, inusitado. Importantes destinos turísticos mundiais já aderiram ao Turismo Criativo, como Ibiza, Bangkok, Paris, Lisboa, Medelin, Quito, Barcelona, entre outros. Todos eles fazem parte da Rede Internacional de Turismo Criativo

Em Recife, o Turismo Criativo vem despontando como uma importante estratégia de desenvolvimento de territórios. É nessa perspectiva que nasce na cidade, em 2017, a Rede Nacional de Turismo Criativo – RECRIA, que por sua vez vem contribuído para a integração de pessoas, lugares e experiências turísticas espalhadas pelo Brasil, onde a co-criação, o encantamento e a inclusão social representam seus princípios norteadores.

Vale mencionar que alguns produtos e atrativos sinalizados, que se encontram nesta seção, não possuem atividades de co-criação e, por essa razão, não se enquadram no Turismo Criativo. Ainda assim, geram emoção através da interação do turista com os locais visitados a partir de experiências que lhes são típicas, caracterizando o Turismo de Experiência.

Pin It on Pinterest