Em funcionamento desde 2017, o Kaffe – Torrefação e Treinamento, já abastece 35 cafeterias e estabelecimentos do ramo gastronômico, além de centenas de consumidores apaixonados por cafés de qualidade. É um projeto da barista Lidiane Santos – eleita barista do ano 2017, pela revista Prazeres da Mesa – junto com o fotógrafo e mestre de torra Eudes Santana. O Kaffe baseia-se no movimento internacional da Terceira Onda do Café. Uma das pioneira no Recife, foi premiada como Melhor Café em 2018, pela Veja Comer e Beber, e foi pensada para atender as necessidades das cafeterias e dos consumidores que buscam cafés frescos e de qualidade.
De acordo com Lidiane Santos, o Kaffe é essencialmente um espaço para propagar conhecimentos sobre os cafés especiais. Por isso, agrega a uma programação mensal de cursos, o serviço de café, com cardápio enxuto, e a loja, que é um espaço para venda de métodos de preparo, acessórios personalizados e produtos artesanais de marcas parceiras. “Esperamos contribuir para que os consumidores de café saibam não apenas prepará-lo, mas aprendam a extrair seu melhor, apreciando os sabores e aromas dos cafés especiais.”
A operação do serviço de café tem um cardápio composto por cafés clássicos e cold brew, além de bebidas lácteas e quatro métodos de extração de filtrado (Hario V60, Koar, Chemex e Aeropress). A proposta é que o cliente possa escolher grãos de terroirs diferentes com o objetivo de comparar as variações sensoriais dos diferentes métodos. Fechando a carta de bebidas, a casa traz chás e infusões. “Na parte das comidinhas, procuramos harmonizar com grãos sensorialmente semelhantes.