Notícias

Prefeitura do Recife inicia os festejos de fim de ano no próximo domingo (9)

Postagem publicada em 7 de dezembro de 2018 às 8:07

Até o dia 6 de janeiro, tem programação gratuita todo fim de semana em várias partes da cidade. Além de celebrar as legítimas tradições culturais do Natal nordestino, atividades convidam a população ao encantamento, ao usufruto dos espaços públicos e à reflexão sobre questões urgentes, como a sustentabilidade

Sempre sinônimo de festa gratuita e a céu aberto, o Ciclo Natalino da capital pernambucana já inicia suas atividades neste domingo (9), convidando os recifenses a se despedirem de 2018 reabastecidos de conteúdo, energia e esperança. Batizada de Recife Celebra, a extensa programação preparada pela Prefeitura do Recife, que se espalha por vários bairros da cidade, com o envolvimento de várias secretarias e órgãos, foi anunciada hoje durante coletiva de imprensa. A programação segue até o próximo dia 6 de janeiro, vai ter atividade todo fim de semana nos espaços públicos da cidade, para que a população possa usufruir das belezas, da história e das tradições culturais que só o Recife congrega.

A decoração deste ano contará com um reforço precioso. O projeto Recife dos Presépios por mãos do futuro, promovido pela Secretaria de Educação do Recife, convidou estudantes da rede municipal a arregaçar as mangas para fazer uma releitura do imaginário natalino, recriando a cena do nascimento de Jesus a partir de resíduos tecnológicos e materiais reciclados, tendo a cultura nordestina como referência e cenário.

No total, 397 crianças e adultos e 63 professores de 14 escolas foram envolvidos na confecção de 14 presépios, que começaram a ser produzidos em outubro. “Os alunos enfrentaram um grande desafio que foi fazer presépios a partir de dois eixos: o da sustentabilidade e o da inovação, usando referências da cultura pernambucana, misturando tecnologia com a nossa cultura. O resultado são peças natalinas, que misturam tecnologia com a nossa cultura”, disse Alexandre Rebêlo, secretário de Educação do Recife

As obras de arte, cujas dimensões variam 1m² e 3m³, com alturas que ficam entre 1m e 1,80m, ficarão em exposição, do próximo dia 9 até 25 de dezembro, na Avenida Rio Branco, das 11h às 15h e 16h às 19h, de segunda a sábado, e das 9h às 11h e 15h às 19h, aos domingos.

Entre os 14 presépios, serão escolhidos os três mais bonitos e representativos, por voto popular. O primeiro e o segundo lugares serão premiados, respectivamente, com duas apresentações e uma apresentação de atrações culturais infantis, na volta às aulas de 2019. Os alunos classificados em terceiro lugar receberão como prêmio um passeio de catamarã. O resultado será anunciado no dia 17 de dezembro.

O restante da decoração será inaugurado no dia 14, tomando conta do Cais da Alfândega e da Avenida Rio Branco. Nas duas vias, as árvores ganharão refletores e cordões de luz e os postes receberão elementos decorativos que penderão em direção ao solo, criando um efeito de meio arco, para emoldurar os festejos natalinos no Recife Antigo. No Cais da Alfândega, a grande atração será a árvore de natal com 14 metros de altura e corpo de estruturas metálicas que formarão quatro faces triangulares, onde serão projetadas imagens que sintetizem e traduzam o espírito natalino.

Na calçada que margeia o rio, estruturas de ferro vazadas darão vida a um colorido e iluminado bosque de árvores de Natal, símbolo inequívoco do ciclo festivo que convida a renascer e florescer. Pelo quarto ano consecutivo, as arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, assinam o projeto.

Também no dia 14, começa a programação cultural do Ciclo Natalino, que este ano rende uma homenagem aos pastoris, em seus dois desdobramentos: o religioso e o profano, personificados por Dona Ivone Santos, que há 40 anos dirige o Pastoril Aurora da Redenção, do Jardim Beira Rio, no Pina, e o Véio Mangaba, que, desde o início dos anos 1990, vem resgatando a verdadeira história do velho, principal personagem da brincadeira profana. “Primeiro que tudo, segundo que nada, é uma felicidade enorme essa homenagem da Prefeitura, que, para mim, representa uma retomada da valorização dos pastoris, cada vez mais raros na cidade. Passei por tanta coisa. São 30 anos de Véio Mangada. Estou muito feliz”, celebrou Walmir Chagas, ator e criador do personagem homenageado pelo ciclo.

A programação do dia 14 começa com um cortejo de nove pastoris e um reisado e contará, até o dia 16 com apresentações de atrações como: Louvores in Concert, projeto de Almir Rouche com as crianças da Orquestra do Movimento Pró-Criança; Pastoril Giselly Andrade; Balé Deveras; Balé Popular do Recife; Pastoril Estrela Brilhante; Cia Pé-Nambuco de Dança; além do Pastoril do Veio Mangaba, com a participação ilustre dos velhos Xaveco, Maroto, Lumbrigueta e Cafuné, que reúnem o passado, o presente e o futuro da tradição do pastoril.

No roteiro do dia 15, vai ter festa ainda no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, onde a Prefeitura do Recife, atendendo a uma demanda apresentada pela comunidade daquele entorno, disponibilizará uma intensa programação natalina, promovida em parceira com a ONG ATOS.

O Natal também será celebrado perto da praia. Nos próximos dias 12 e 19 de dezembro, a partir das 19h, o Recife Mais Cultura, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, levará para a Pracinha de Boa Viagem manifestações culturais típicas do Nordeste, como bumba-meu-boi, cavalo marinho e pastoril. A programação é gratuita.

E, nos dias 23 e 25, a magia do Natal toma conta do Parque Santana, que recebe o espetáculo Natal para Sempre, musical que conta a história de uma menina, que encontra um livro mágico, de onde saem personagens dos contos da carochinha, que ganham vida no Natal. O espetáculo é gratuito e será apresentado às 19h nos dois dias.

Nos mesmos dias 23 e 25 e também na noite de Natal (24), às 20h, o Recife confirma uma tradição de muitos anos, com a apresentação do Baile do Menino Deus, que tem 35 anos de história e é realizado há 15 natais no Marco Zero, com apoio da Prefeitura do Recife.

Réveillon – A já tradicional festa de Réveillon da orla de Boa Viagem, promovida pela Prefeitura do Recife, convida mais uma vez os recifenses a receberem o ano novo na praia, embalados pela legítima música pernambucana, com os pés na areia e os olhos no céu. Durante toda a noite, serão 14 atrações musicais e, na hora da virada, 15 minutos de espetáculo pirotécnico abrilhantam a programação.

A festa será novamente dividida em dois palcos, montados nas areias das praias do Pina e de Boa Viagem, na altura do edifício Acaiaca. Neste último, 2019 começa com empoderamento feminino. No polo Acaiaca, somente mulheres terão voz e vez. Entre as atrações já confirmadas estão: Elba Ramalho, Nena Queiroga, Erica Natuza, Isaar, Isadora Melo, Michelle Melo, Adriana B, além de Gerlane Lops, que comandará a virada no palco.

No Pina, apresentam-se Almério e Almir Rouche, além de Karina Spinelli e Belo Xis, que receberá 2019 com toda a vibração e força do samba.

No céu, o espetáculo também será bonito. Neste Réveillon, o show será piromusical: as quase 16 toneladas de fogos de artifício espocarão acima do Atlântico, num espetáculo de 15 minutos, que também contará com música. Para garantir brilho e luz para todos, os fogos serão distribuídos não em duas, mas em três balsas entre os dois palcos, democratizando ainda mais o espetáculo ao longo da orla durante a festa gratuita e descontraída, que já virou cartão-postal da cidade e entrou definitivamente no mapa das festas mais animadas do país.

Para a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, o Recife Celebra garante um mês rico em atividades para a população. “Nós estamos com várias novidades, como uma balsa a mais na Orla de Boa Viagem, totalizando três fontes de fogos de artifício e a certeza de que será uma linda festa”. A gestora comenta ainda que a capital pernambucana tem sido cada vez mais procurada pelos turistas. “Já temos 92% de ocupação hoteleira e uma programação que vai agradar públicos de todas as idades.”

A extensa programação preparada pela Prefeitura do Recife só acaba no dia 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, no Pátio de São Pedro. Para mais informações sobre o ciclo, acesse:

https://bit.ly/2SxJZ3Z

Confira a programação do Ciclo Natalino 2018/2019

NATAL

DIA 14/12

Local: Cais da Alfândega

19h – Cortejo com 9 pastoris e Reisado Imperial, embalado pela Associação Musical 19 de Fevereiro e Som Brasil Banda Show

A partir das 19h30 – Pastoril Giselly Andrade, Balé Deveras e Louvores in Concert, projeto de Almir Rouche com as crianças da Orquestra do Movimento Pró-Criança, sob a regência do maestro Crisóstomo Santos, e participação especial do Instituto Passo de Anjo

DIA 15/12

Local: Avenida Rio Branco

A partir das 19h – Balé Popular do Recife, Pastoril Estrela Brilhante, Cavalo Marinho Boi Matuto e do Pastoril do Véio Mangaba, com a participação dos velhos Xaveco, Maroto, Lumbrigueta e Cafuné

DIA 16/12

Local: Avenida Rio Branco

10h – Adriana B

17h – Romero Ferro

A partir das 18h – Grupo Matéria Prima (Conservatório Pernambucano de Música), Pastoril Jardim da Alegria, Grupo de Dança de Valdeck Farias

RÉVEILLON

ACAIACA

19h às 20h20 – Erica Natuza

20h40 às 22h20 – Orquestra 100% Mulher e Nena Queiroga, com participação de Michelle Melo, Isadora Melo e Isaar

22h40 à 0h – Gerlane Lops, com participação de Adriana B

0h20 às 2h – Elba Ramalho

2h20 às 3h40 – DJ Manu Leira

PINA

20h40 às 22h – Almério

22h20 à 0h – Belo Xis

0h20 às 1h40 – Karina Spinelli

2h às 3h20 – Almir Rouche

QUEIMA DA LAPINHA

DIA 6/1/2019

Local: Pátio de São Pedro (com concentração no Pátio do Carmo)

A partir das 18h – 11 pastoris, mais Mendes e Sua Orquestra

Pin It on Pinterest