Notícias

Recife 842 Anos

Postagem publicada em 11 de março de 2019 às 5:46

Amanhã, 12 de março, o Recife completa mais um ano de vida e a gente celebra 482 anos de beleza e história. Como bons festeiros que somos as comemorações não podiam ser pequenas, tem programa para toda a família e vai até o final de semana.
No dia do aniversário (12), a partir das 8h, o Compaz do Alto Santa Terezinha celebra com orquestra de frevo, apresentações de artistas circenses e corte de bolo. A mais saborosa das tradições do aniversário do Recife terá 400 kg e será distribuída ao público em 3.500 fatias individuais.

O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, também está de aniversário e comemora três anos de funcionamento e transformação de vidas. Cerca de treze mil pessoas estão cadastradas no equipamento público municipal, que oferece vários tipos de serviços e atendimentos. Todos os dias, mais de 3 mil pessoas realizam atividades na primeira Fábrica de Cidadania do Recife. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), no bairro onde está o Compaz Eduardo Campos o índice CVLI (Crime Violento Letal Intencional) caiu em 27,3% no comparativo entre 2017/2016. Em 2018, o Alto Santa Terezinha, sede do primeiro Compaz, não registrou nenhum homicídio.

Na quarta-feira a festa vai ser no o Olha! Recife. O roteiro a pé vai explorar locais e temas relacionados a diversas épocas da história da cidade, incluindo o Brasil Holandês. No roteiro estão a Rua do Bom Jesus, Sinagoga Kahal Zur Israel, Praça da República e Convento Franciscano. Já o CurioCidades comemorativo acontece no sábado (16), às 18h. O trajeto a pé será pelo Bairro do Recife e conta com a participação da eletrobike do DJ Mozão. O roteiro contará histórias e lendas do Recife, entre elas a do Boi Voador, com projeções nas paredes e trilhas sonoras, reproduzindo cenários do passado nos muros e nas edificações atuais.

Já na quinta-feira (14) no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, o público recifense terá a oportunidade de participar de aulões esportivos com atletas que se destacaram em Olimpíadas, das 8h às 12h. Yane Marques, Joanna Maranhão, Cisiane Dutra e Adrianinha, cada uma em sua especialidade. Yane trabalhará o Pentatlo Moderno, Cisiane abordará o Atletismo, o Basquete ficará a cargo de Adrianinha e a Natação com Joanna Maranhão.

As atividades são abertas às escolas municipais, estaduais e privadas, e também ao público em geral de todas as idades, inclusive pessoas com deficiência. Para participar, basta comparecer ao Compaz, que fica na esquina das avenidas San Martin e Abdias de Carvalho.

Já no domingo (17), último dia de programação, o Recife Antigo recebe a peça O Boi Voador, que envolve o público na dramatização da época em que Nassau fez um boi voar. Ao entrar no bairro, os visitantes poderão passear pela história do Brasil Holandês. Vários atores estarão espalhados pelas ruas usando figurino de época, interagindo com os pedestres e os convidando para a festa. Às 18h, iniciarão as cenas da peça, realizadas em espaços do bairro. Os atores apresentarão momentos do Brasil Holandês na sacada de edifícios como o prédio do antigo Centro Cultural Santander, Rio Branco, sacada da Caixa Cultural e Marco Zero.

Uma réplica da antiga Ponte do Recife será montada na entrada da Rio Branco. Com duração aproximada de uma hora, o ápice da apresentação será o momento do voo do boi, que sairá da Associação Comercial para uma torre armada no Marco Zero, com queima de fogos e trilha sonora. Serão 18 cenas ao total.

Ainda no domingo, às 16h, haverá a inauguração de um parklet no Espaço R.U.A., que fica na Avenida Barbosa Lima. Serão 16 módulos formados em blocos e dois bicicletários. A área de convivência vai enriquecer o local que já conta com um mural de quase 300 metros.

Pin It on Pinterest