Artigos

CAPITAL DA CRIATIVIDADE E DO TURISMO CRIATIVO

Postagem publicada em 31 de julho de 2020 às 12:35

Pra você que tá pensando em vir pro Recife ou você que já mora aqui, eu quero te mostrar que a nossa cidade tem muito além do sol e mar, dos museus incríveis, da cultura rica e da gastronomia típica e saborosa. Como pode???

No Recife você vai encontrar um negócio chamado turismo criativo. São lugares e experiências que misturam tudo que a gente tem de melhor de uma forma mais orgânica, humana e inusitada. No turismo criativo é o Recife que te visita.

Tô falando de uma prática que surgiu na Inglaterra há pouco mais de 10 anos e vem se expandindo por diversos países da Europa, Ásia e América Latina. O turismo criativo surge como anseio de uma sociedade que privilegia cada vez mais os valores intangíveis e as experiências singulares com significado, expressões, sentidos, afeto, solidariedade, etc.

Fonte: https://blog.gazinatacado.com.br/turismo-criativo-hotelaria/

E como se faz isso? Fazendo junto! Explico…

A criatividade pressupõe imaginação, intuição e empatia. Para que isso seja estimulado, é necessário que haja envolvimento e engajamento entre as pessoas e, assim, sejam criadas relações entre os moradores locais e o visitante. O turismo criativo é um lugar para estar, seja para quem vive lá o tempo inteiro ou para o viajante que permanece por um determinado tempo.

Fonte: https://cutt.ly/LdqfHmN

Vou contar algumas histórias…

Desde 2017 que o Recife vem namorando com o turismo criativo. Tudo começou na periferia da cidade. Como sempre pioneira, é da periferia que vem tudo que há de mais rico na nossa cultura. Sabe o Carnaval? No Recife você o vive o ano inteiro e isso é possível no bairro da Bomba do Hemetério, que reúne várias agremiações, grupos culturais, blocos e troças carnavalescas.

A Bomba é o maior aglomerado artístico que existe na cidade. Lá o visitante pode conhecer as pessoas que fazem o Carnaval do Recife acontecer, participar de oficinas para confeccionar fantasias e adereços e ainda aprender os primeiros toques do maracatu. Tudo isso pra sair em cortejo pelas ruas do bairro como se fosse um brincante em plena folia de Momo.

Mas o Recife também é conhecido por seu enorme potencial natural. É nos rios e mangues que cortam a cidade que a gente chega a outra experiência incrível de turismo criativo.

Fonte: Centro Educacional Popular Saber Viver.

Quem diria que uma pequena ilha, encrustada no maior manguezal urbano da América Latina, recebesse cerca de 20.000 pessoas por ano, muitas delas vindas de fora do Brasil. Estou falando da Ilha de Deus, uma pequena comunidade de pescadores onde o visitante pode vivenciar o dia a dia de seus moradores, sair de baiteira pra pegar camarão e sururu e cozinhar com uma importante chef de cozinha do Recife que também é moradora da Ilha.

Falo de Negralinda, proprietária de um bistrô aconchegante, mimoso e que oferece uma comida abençoada por Deus. Tais pensando que é só comer? Negralinda vai te ensinar a fazer os mais variados quitutes utilizando os frutos do mar pescados nos rios do Recife.

Fonte: https://cutt.ly/bdqvu9z

“É de dar água na boca, quando eu olho pra você…” Só me vem esse trecho da canção de Nando Cordel quando eu vou comer a famosa mariscada, prato típico da Ilha de Deus.”

Fonte: https://cutt.ly/bdqvu9z

E não acaba por aí. De 2017 pra cá o turismo criativo foi ganhando mais espaço, mais gente foi se chegando e a demanda pelas experiências recifenses foi aumentando. É aqui que surge a Rede Nacional de Turismo Criativo – Recria, um movimento liderado pelos empreendedores da Bomba do Hemetério e da Ilha de Deus que foi aglutinando novas pessoas, lugares e experiências com potencial de desenvolver o turismo criativo.

Aos poucos, várias linguagens foram aderindo ao turismo criativo, tornando o Recife uma referência internacional. Em 2019 a cidade entrou pra Creative Tourism Network, uma rede internacional que reúne os principais destinos mundiais de turismo criativo. Atualmente, Recife é a única cidade brasileira a integrar a rede junto a destinos importantes como Barcelona, Paris, Bangkok, Loulé, Ibiza e Valparaíso.

Hoje em dia as experiências de turismo criativo do Recife não estão apenas na periferia da cidade, mas também nas áreas nobres, no centro histórico, nos museus, nos equipamentos culturais, nos barcos, nos parques, nos rios, nas cervejarias artesanais e sob duas rodas. É muita coisa incrível!

Fonte: http://aquimequedo.com.br/2019/02/04/recife/

Assim como Nando Cordel, espero ter deixado você com “água na boca” ao falar do nosso turismo criativo. Foi só pra deixar um gostinho, visse. Te beliscar. Se você quiser conhecer mais, acessa essa seção do nosso portal e assim que puder vem timbora sentir como é ser recifense e fazer trocas culturais e afetivas que vão mudar tua vida pra sempre.

João Paulo

Pin It on Pinterest