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Orquestra Criança Cidadã estreia grupos de câmara no projeto Música na Igreja neste domingo (1º)

Postagem publicada em 26 de junho de 2018 às 11:04

Um trio e um quarteto de cordas de alunos do Coque fazem sua estreia oficial interpretando peças desafiadoras do repertório do período clássico

Neste domingo (1º), às 17h, a Orquestra Criança Cidadã estreia dois grupos de câmara na Igreja da Madre de Deus, dentro do projeto Música na Igreja, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife. O Trio Optus e o Quarteto Vivace apresentam duas peças de alta magnitude do período clássico – época que abrange composições escritas entre 1750 e 1810, aproximadamente. Ambas as partituras foram indicada aos alunos pelo maestro Nilson Galvão Jr., diretor musical da OCC. A entrada é gratuita.

O Quarteto Vivace – formado por André Luiz Serapião (violino I), Luhan Lucena (violino II), Cícero Bezerra (viola) e Miquéias Santana (violoncelo) — interpreta o Quarteto em sol maior, op. 76 n° 1, do austríaco Franz Joseph Haydn (1732-1809). Escrito em 1797, esse quarteto abre uma série de seis obras de Haydn para a mesma formação instrumental dedicadas ao conde húngaro Joseph Georg von Erdődy (1754–1824).

“Esse quarteto o maestro nos deu com a intenção de fortalecer o aprendizado na música de câmera e está sendo muito produtivo estudá-lo. Como é o nosso primeiro recital, estamos buscando entrosamento, mas também expondo as qualidades individuais do grupo, e ficamos muito felizes por tocar Haydn”, conta o spalla André Luiz. O quarteto está ensaiando a partitura durante dois dias da semana: às segundas, com supervisão do professor de violino Thiago Formiga, e às quintas, com o maestro Nilson Galvão.

Já o conjunto integrado por Micaele Cristina (violino), Letícia Ferreira (viola) e Davyd França (violoncelo), o Trio Optus, tem como missão tocar o Trio de cordas em ré maior, op. 09, n° 2, de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Concebidos em 1796, os três trios do do célebre compositor alemão catalogados sob o número 9 foram concluídos dois anos mais tarde. O primeiro trio de Beethoven, no entanto, nasceu como op. 3.

Para Micaele Cristina, a indicação da peça feita pelo maestro, foi uma surpresa muito bem-vinda. “Está sendo um desafio fazer esse trio, que é bastante difícil. A gente combinou com o prof. Formiga de passarmos a partitura com ele toda sexta”, comenta a violinista. Ela, Letícia e Davyd ensaiam juntos também às quartas, em casa, no bairro do Coque. “Estamos concentrados só nessa peça. Já tocamos juntos, outras vezes — arranjos de músicas populares que a gente sempre toca. Agora é a primeira vez com música de câmara mesmo”, completa Micaele.

“Buscando oferecer oportunidades diversificadas e gratuitas de lazer e cultura para o recifense e os turistas que visitam nossa cidade, o Música na Igreja acontece no primeiro domingo de cada mês e a cada edição apresenta uma atração diferente de orquestra ou grupo instrumental.”, explica Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

MÚSICA DE CÂMARA – Na tradição da música clássica, chama-se de música de câmara aquela executada por pequenos grupos instrumentais, de dois a nove integrantes: duos, trios, quartetos até nonetos. Conjuntos de dez a vinte instrumentistas já configuram orquestras de câmara. De todo modo, o nome “câmara” vem das câmaras (recintos) palacianas, onde esse repertório era costumeiramente tocada. Trata-se de uma tradição musical que requer plenos entrosamento e atenção entre os músicos, além de maior proximidade e concentração da plateia — um universo essencialmente intimista, se comparado à ópera e à música sinfônica.

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