Notícias

Paço do Frevo convida artistas a ocupar redes sociais com Cultura

Postagem publicada em 3 de abril de 2020 às 6:52

#Ocupaço Digital propõe articulação e resistência aos impactos da crise gerada pela pandemia do COVID-19

A crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus (COVID-19) afetou bruscamente toda a cadeia produtiva da cultura e do entretenimento, adiando eventos por tempo indeterminado, cancelando shows, interrompendo gravações de filmes, novelas e séries e fechando equipamentos culturais de todo o mundo. O Paço do Frevo começou a usar seus canais de redes sociais como ferramenta de resistência do setor, no intuito de fomentar, virtualmente, espaços alternativos para o mais pernambucano dos gêneros musicais.

Para engajar a comunidade do Frevo a ocupar as redes sociais do Paço como um vértice de reverberação de artistas e brincantes, foi criado o movimento #OcupaçoDigital, estratégia de mobilização, articulação e divulgação do frevo e da música pernambucana, que prevê a integração de artistas renomados, que de sexta vão publicar conteúdos próprios no Instagram do Paço do Frevo (@pacodofrevo), de sexta a domingo. Por ora, estão agendadas as participações da multiartista Maria Flor, no próximo dia 27 de março, além do flautista César Michiles, o passista Junior Viegas, o Maestro Spok e da cantora e bailarina Flaira Ferro, nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril. Em maio, a agenda segue com nomes como a agremiação Pitombeira dos Quatro Cantos, o dançarino Otávio Bastos e o pianista Amaro Freitas.

O Paço também usa a plataforma digital para debater sobre produção e promoção artística em meio à crise. Nesta quinta (26), a publicitária e produtora cultural Taciana Enes e a coordenadora de Música do Paço do Frevo, Fernanda Pinheiro, farão uma live no perfil do museu, às 16h, para tratar dos desafios impostos aos artistas pela necessidade de isolamento.

Mesmo de portas fechadas, o público não deixará de ter acesso a todo o acervo o centro cultural. O museu pode ser visitado no Google Arts and Culture, galeria de arte online, que oferece tours virtuais a acervos de milhares espaços de arte de diversos países. Para passear sem sair de casa, basta acessar: https://artsandculture.google.com/partner/paco-do-frevo.

Além de continuar disponível a visitação online, o Paço também apresenta durante toda a semana os mais diversos conteúdos digitais sobre frevo, com colunas temáticas. Às segundas, serão trabalhados materiais para o público infantil. Na proposta #brincandodefrevo e #frevobrincante, há a

disponibilização de livros em PDF da Coleção Mestres e Mestras e atividades educativas do Caderno do Professor. Às Terças é a vez de #quemfazofrevo, com depoimentos de personalidade sobre o frevo e minibiografias de nomes que estampam as paredes do museus. Todas as quartas, o Paço traz o #frevosemfronteiras, numa curadoria que indica produtos online sobre o universo do Frevo: livros, podcasts, discos, vídeos, playlists, etc. As tradicionais quintas #TBT entram no clima de #frevoaqualquertempo, com o resgate de momentos marcantes e a memória afetiva do Paço do Frevo.

Paço do Frevo – O espaço cultural apresenta-se como um local de incentivo à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de seis anos, recebeu quase 650 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas. Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O projeto conta com o patrocínio master do Itaú, apoio cultural do Itaú Cultural e apoio Grupo Globo através do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Informações: http://www.pacodofrevo.org.br

Pin It on Pinterest