Notícias

Prefeitura do Recife com programação especial para os 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT

Postagem publicada em 28 de junho de 2019 às 4:47

Cidade promoveu uma ação inédita de pintura de faixas de retenção em cores do arco-íris, símbolo internacional da luta de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis. Recife contará com ações educativas em bares, no Hospital da Mulher e também com realidade virtual no Marco Zero

Na manhã desta sexta-feira (28 de junho), quem circulou pelo Bairro do Recife se deparou com uma ação inédita promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Trata-se da homenagem aos 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT através da pintura de três faixas de retenção das faixas de pedestres situadas nas junções entre a Ponte Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda e dos Cais do Apolo e Alfândega. No local, houve também panfletagem com informações sobre o Centro de Referência em Cidadania LGBT.

A ação de pintura nas cores do arco-íris foi feita através do Programa Colorindo o Recife e reuniu oito artistas urbanos como Rafa Mattos e Manoel Quitério. “A ação visa ratificar o compromisso da Prefeitura com a população LGBT e os esforços incessantes da gestão em busca de uma cidade que gere cada vez mais respeito e oportunidades para todos os seus cidadãos”, enfatiza a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça. Os artistas que assinam a obra são Jeff Alan, Caju, Rafa Mattos, Manoel Quitério, Shell Osmo, Carlos André , Natália Queiroz e Heitor.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, promoveu uma ação educativa e de sensibilização através da Realidade Virtual. Trata-se da campanha “Teste Seu Olhar, através da qual os transeuntes são convidados a experimentar óculos de Realidade Virtual (RV) e ver cenas de LGBTFobia, numa animação produzida com base em fatos reais. A campanha também será levada para diversos espaços da cidade – escolas, unidades de saúde, eventos, entre outros locais públicos – para que as pessoas pensem e vejam o combate à violência como uma responsabilidade da sociedade.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, por sua vez, realizou ações educativas voltada a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. Pela manhã, os profissionais da Sesau estarão no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, abordando questões de gênero em palestras e rodas de conversa nas salas de espera com os pacientes. À noite, eles visitarão bares localizados na Boa Vista para distribuir preservativos e falar com as pessoas sobre comportamento para uma vida sexual saudável e sobre como ter acesso aos serviços ofertados pela Prefeitura do Recife.

Confira os principais serviços oferecidos à população LGBTI do Recife

Secretaria de Saúde

Desde 2016, em uma iniciativa pioneira na região Norte-Nordeste, o Recife desenvolve a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, que tem como objetivo proporcionar acolhimento e atendimento sem preconceito e discriminação na rede de saúde, proporcionando acesso, vínculo e cuidado na rede municipal de saúde. Existe ainda um decreto municipal que garante às pessoas travestis e transexuais o direito de utilizar o nome social nos registros das unidades de saúde.

A Secretaria de Saúde do Recife tem dois espaços voltados especificamente ao público LGBT: o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e o Ambulatório LBT, no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado. Entre os serviços mais procurados nos dois locais está o processo transexualizador ambulatorial (hormonização ou hormonioterapia), que consiste em alterações no corpo com a utilização de hormônios, a partir da identidade de gênero. O atendimento é feito com profissionais médicos e não-médicos, entre eles endocrinologistas e psicólogos.

De acordo com a Coordenação da Política de Atenção à Saúde da População LGBT do Recife mais da metade dos usuários que passaram pelo Ambulatório LGBT evitam ir nas unidades de saúde tradicionais com medo de serem discriminados. Para mudar esse quadro, mais de dois mil profissionais da Atenção Básica e da Rede de Saúde Mental foram capacitados para acolher os usuários sem preconceito.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

Centro de Referência em Cidadania LGBT – Inaugurado em agosto de 2014, o Centro tem mais de dois mil usuários cadastrados e realizou mais de 6.500 atendimentos, com orientações sobre direitos humanos e atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos da população LGBT, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco.

Empregabilidade – Desde 2013, a Gerência da Livre Orientação Sexual – Glos busca desenvolver ações educativas que possam facilitar o acesso da população LGBT ao mercado de trabalho. Entre as ações, o projeto Enem para Todos, um pré vestibular para que a população LGBT pudesse estudar para prestar o Enem, além da inclusão digital através da iniciativa do lgbt.com, curso de cabelo e maquiagem afro. Desde 2014 através do centro de referência a Glos também promove, em parceria com Agência de Trabalho, mutirões de emprego e renda para encaminhamento da população LGBT.

Secretaria da Mulher

Centro de Referência Clarice Lispector – principal equipamento da Prefeitura do Recife voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. No local as cidadãs são acolhidas e orientadas por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais. Todo o serviço é gratuito, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e também acolhe mulheres de outros municípios da Região Metropolitana. O Clarice fica localizado na Rua Bernardo Guimarães, 470, no bairro da Boa Vista. Além do espaço físico, as recifenses ainda podem contar com o Liga Mulher (0800 281 0107), o disque-orientação do Clarice. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e tem como objetivo de ser uma porta de entrada para quem precisa de orientação. Qualquer cidadão também pode utilizar o número para fazer denúncias de casos de supressão de direitos das mulheres

Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos – Inaugurado em 15 de julho de 2016, o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos funciona no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, e oferece à vítima de agressão uma linha completa de cuidados, com atendimento de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

Pin It on Pinterest