Notícias

R.U.A. – Recife Urbana Arte acontece dia 29

Postagem publicada em 24 de julho de 2018 às 10:20

Evento vai transformar o Recife Antigo em uma grande galeria de arte, música, dança, esportes, cinema ao ar livre e várias outras atividades

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer realiza no domingo (29) o Festival R.U.A.- Recife Urbana Arte. O evento acontece no Recife Antigo e é a culminância do Colorindo o Recife, projeto iniciado em 2013 que, em 2017, tornou-se política pública municipal de incentivo à arte urbana nos espaços públicos da cidade.

O R.U.A. havia sido adiado devido à paralisação dos caminhoneiros, e chega agora para transformar o Recife Antigo em uma grande galeria de arte, música, dança, esportes, cinema ao ar livre e várias outras atividades, das 9h às 21h. A Av. Barbosa Lima ganhará um painel de cerca de 300 m2 grafitado com efeitos em 3D e terá exposição do Colorindo o Recife, com placas dos 28 locais, com grafitagens já foram finalizadas, mostrando o resultado do projeto. Na Rua da Moeda, haverá apresentações de break dance de Okado do Canal, da coletânea Ato Periférico, premiada em Londres no Festival Freedom Creativity Prize. No Boulevard Rio Branco haverá painéis grafitados que receberão intervenções de video mapping (projeções que dão movimentos aos desenhos).

“O evento é pautado na necessidade de democratizar o acesso aos espaços públicos da cidade e a valorização da arte urbana. A proposta é trazer para o Recife Antigo diferentes grupos sociais através de uma programação multicultural e tecnicamente qualificada. Além das tradicionais linguagens ligadas ao hip hop como o grafiti, o break dance e o RAP, uma grande variedade expressões artísticas e também esportivas serão proporcionadas de forma gratuita para toda a família. O festival propõe uma nova forma de olhar a produção cultural da cidade, estimulando o diálogo de linguagens e a utilização da tecnologia nos processos artísticos.’, explica Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.

A arte de rua estará presente em outras linguagens, como a dança contemporânea do espetáculo Diário das Frutas, dirigido pelo bailarino Dielson Pessoa (ex-bailarino da Companhia Déborah Colker), inspirado em crônicas de Bruno Albertin e telas de Tereza Costa Rego, apresentações de tecido aéreo com a Cia de Acrobacia Aérea Penduricalho de Camila Gatis, Números de Mágica com Rafael Santa Cruz, Dança de Stileto (com salto alto), performances de Estátuas Vivas, DJ KL Jay (do grupo Racionais), Romero Ferro, entre outros. A programação conta também com uma arena de cerveja artesanal com oito cervejarias pernambucanas.

Na Marquês de Olinda, terá pólo esportivo, com quadra de showball (modalidade do futebol), uma pista de skate/patins e estrutura para oficina de Slackline, além das intervenções de Parkour. O polo infantil acontece também na Marques de Olinda, das 9h às 18h, com brinquedos infláveis, oficina de pintura corporal e outras atividades recreativas.

Confira a programação completa aqui.

Pin It on Pinterest