Notícias

Recife celebra 483 anos com espetáculos, shows passeios e muito mais

Postagem publicada em 11 de março de 2020 às 11:37

Programação gratuita, montada pela Prefeitura do Recife, contempla todos os gostos e idades. Estão garantidos o tradicional corte do bolo gigante, com 483 kg, e a terceira edição do espetáculo O Boi Voador

Comemorando 483 anos de cultura, resistência, praia, rios, mangues, pontes e histórias que atravessam nossa gente e nossa geografia, a Prefeitura do Recife preparou uma extensa programação em celebração ao aniversário da cidade, que começa nesta quarta-feira (11), véspera do dia da capital mais ensolarada do Brasil, e não acaba nem depois que o boi voar. Serão atividades de lazer, culturais, entrega de equipamento de saúde, prestação de serviço à população e muito bolo: um quilo para cada ano celebrado.

O Recife Mais Cultura, que acontece na Pracinha de Boa Viagem, um dos principais cartões postais da cidade, vai receber a Orquestra Viena, a partir das 19h, com apresentações de passistas, na quarta-feira (11). Na quinta-feira (12), a festa começa na nascente de mais um equipamento de saúde para atender à população do Recife. Beneficiando cerca de 12 mil pessoas, a Upinha Vila Arraes está localizada na Várzea. Com um investimento de R$ 2,8 milhões, a Unidade de Saúde da Família (USF) vai funcionar 24 horas, garantindo a ampliação da cobertura em Saúde da Família do bairro.

Para celebrar a capital pernambucana, o Parabéns para Você este ano acontece em mais um bairro da cidade. Depois do Alto Santa Terezinha, que recebeu o bolo de aniversário em 2019, a Várzea sedia os festejos deste ano, ao final da inauguração da Upinha. A mais saborosa das tradições do aniversário do Recife terá 483 kg, um por ano de história, e será distribuída ao público em mais de três mil fatias individuais.

O Recife respira inovação e criatividade. Aqui, o presente e o passado formam uma intensa diversidade cultural. O aniversário da cidade rememora também a vida de Chico Science que, se estivesse vivo, completaria 54 anos, na próxima sexta-feira (13). Celebrando este ícone pernambucano e também os 25 anos do movimento Mangue Beat, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Som na Rural, realiza o Baile Back to the Mangue, nesta sexta, no Pátio de São Pedro.

O evento promoverá os novos trabalhos de veteranos do Movimento e atualizará a cena com a plateia e convidados que cresceram embalados ao som destes artistas. A programação será a partir das 19h, com apresentações de Renato L, Fred 04, Maciel Salu – com participações de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos), além de Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat).

Além das atrações musicais, o evento também vai reunir memórias afetivas ligadas ao Movimento Mangue Beat e a Chico Science, com o Museu Efêmero. Também serão expostas as criações do artista visual e ilustrador Edival Jr., desenvolvedor da ilustração que inspirou a criação do Back to the Mangue.

Reconhecido no Prêmio Nacional do Turismo 2019 como a Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, o espetáculo O Boi Voador entra em cena, pelo terceiro ano consecutivo, na Praça do Marco Zero, no próximo domingo (15), às 18h. Até lá, várias intervenções com atores serão realizadas nos shoppings e espaços públicos da cidade, convidando e instigando a população para assistir à peça. No dia do evento, atores estarão espalhados pelo bairro, interagindo com o público. O Boi Voador é um evento realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com a Metron Produções.

A dramatização resgata o período holandês da cidade, com foco principal na inauguração da primeira ponte recifense. Mais de 90 atores tomam conta do principal ponto turístico da cidade retratando o século 17, quando o Conde Maurício de Nassau prometeu fazer um boi voar. Edificações do bairro serão usadas como cenário, que contará ainda com uma réplica da antiga Ponte do Recife. O ápice da apresentação será o momento do voo do boi, que sairá da Associação Comercial para uma torre armada no Marco Zero, com queima de fogos e trilha sonora. A Prefeitura do Recife estará com o estacionamento aberto e haverá serviços gratuitos de transfers, das 16h às 21h.

Em parceria com a Ekaut, a Secretaria de Turismo do Recife criou um um rótulo comemorativo para o 483º aniversário da cidade. As cervejas serão comercializadas a partir do domingo (15), durante o espetáculo O Boi Voador.

E como já é de praxe, domingo é também dia de Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os 36,5 km exclusivos para bicicleta estarão disponíveis, das 7h às 16h. A partir das 8h30 haverá um passeio ciclístico saindo da Avenida Alfredo Lisboa em celebração aos aniversários de Recife e Olinda. Inscrições e mais informações pelo site: minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico.

Outra opção é utilizar os roteiros que estarão disponíveis via QR Code na estação do BIKE PE da Avenida Rio Branco. De lá, os ciclistas podem optar pelo Circuito da Poesia, Recife dos Grafites e da Arte de Rua ou ainda o Roteiro Contemplativo do Bairro do Recife e Boa Vista.

O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, ofertará, no sábado (14), um passeio de catamarã em homenagem ao aniversário da cidade. A embarcação sai às 9h, do Catamaran Tours. Há também a opção de passeio a pé, no domingo (15), com o tema Boi Voador, a partir das 14h. Os participantes vão conhecer a história Recife Holandês, passando pela Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Praça da República. O tour termina na Praça do Marco Zero, onde será realizado o espetáculo O Boi Voador. Para garantir a vaga será necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13).

Confira a programação completa em nosso Acontece

Pin It on Pinterest